Candelária, 27 de Julho de 2024

Abertura Semana da Água
07 de Outubro de 2011

Abertura Semana da Água

Conscientizar a população da importância de cuidar do meio ambiente e não desperdiçar água, luz, alimentos, enfim, tem sido um assunto constante em várias campanhas pelo mundo. E, começar essa conscientização na escola, com as crianças pode ser mais eficaz, do que reeducar um adulto.

Em vista disto, a Prefeitura Municipal de Candelária, através das Secretarias Municipais da Educação, da Agricultura e Meio Ambiente, da Saúde e da Assistência Social, com o apoio da EMATER/ASCAR, CORSAN, Escolas municipais, estaduais e particulares, Rotary Clue, Lions Clube Botucaraí, Lions Clube Candelária Centro, a Associação dos Feirantes Ecológicos de Candelária, ONG Arroio do Molha, Horto Medicinal Girassol, IRGA, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural, Hospital de Candelária e o Grupo Ambientalista Ybyty-Caray, Comitê Municipal da VIII Etapa da Campanha Educativa Ambiental de Preservação da Água, realizam a Semana da Água de Candelária.

Na última dia quarta feira, 5, ocorreu a abertura da Semana da Água, no Parque de Eventos Itamar Vizentini e envolverá atividades cooperativas durante toda a semana. O evento é paralelo à 18ª Semana Interamericana da Água que tem como tema central neste ano, “A água que Usamos”.

O trabalho de educação ambiental no município de Candelária teve inicio no ano de 1999, quando foi lançada a Campanha Regional de Educação Ambiental e Preservação da Água. No inicio eram 10 entidades apoiadoras, porém, com o passar dos anos, este número aumentou, envolvendo a sociedade local e constituindo assim, um fórum de discussão relacionado as questões ambientais.

Em meio a este ciclo da Educação Ambiental destaca-se a participação e as parcerias como premissas básicas para a continuação do processo. Conforme destaca o secretário da agricultura, Marco Treichel, a construção de parcerias e aliança entre profissionais e instituições é uma importante ferramenta para desencadear mudanças, desde a definição do problema a ser solucionado ou a situação a ser modificada até a avaliação final de todo o processo, pois assim, todos estão em prol de um bem comum.

Durante todo o dia os alunos das escolas municipais, estaduais e particulares tiveram atividades recreativas com o tema da água ministradas por Sâmara Berger.