Candelária, 27 de Julho de 2024

Coleta de Lixo Eletrônico em Candelária
11 de Outubro de 2011

Coleta de Lixo Eletrônico em Candelária

Todos os dias nos deparamos com campanhas em prol dos cuidados com o meio ambiente. Essa é uma questão universal e de interesse público e, as providencias devem partir das administrações públicas dos municípios, estados e países. Através de ações simples, como a instalação de lixeiras ou aderindo à campanhas como a do recebimento do Lixo Eletrônico realizada em Candelária, com o inicio no dia 19 de setembro, iria até o dia 23, porém, o sucesso da campanha fez com que a mesma fosse prorrogada até o dia 30 do mesmo mês.

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizaram uma parceria com o Sistema Fecomércio - Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Rio Grande do Sul, para a conscientização com relação ao descarte do material eletrônico inutilizado pela população.

A motivação para a elaboração do projeto, aconteceu devido a necessidade de superação de desafios no setor de resíduos, de forma a atender às exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada em 2010. A Campanha de Recolhimento de Resíduos Eletrônicos e Telefonia Pós-Consumo, retirou do meio ambiente itens como celulares, baterias, telefones de mesa, cabos, computadores e monitores, entre outros, dando destinação correta a eles.

Conforme informações repassadas da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, pelos responsáveis pela coleta, o capataz Martial Laurentino da Silva e a estagiária Daiane Luisa Schwantes, cerca de 2.000 quilos de material eletrônico foram descartados junto a secretaria, e, somente no final da semana passada foi possível saber o saldo total do que foi arrecadado.

Antes do inicio da campanha, o secretário Marco Treichel visitou escolas, entidades públicas e privadas divulgando e solicitando a colaboração de todos para que a campanha fosse bem sucedida. O esforço deu certo, somente uma das empresas que descartou o material eletrônico, levou duas cargas em uma camioneta, a quantidade total, enche três caminhões.

Em uma parceria com a empresa Trade Recycle, que irá recolher os resíduos e fará ainda, toda a desmanufatura, descaracterização e reciclagem de 100% do que for coletado. Conforme o vice-presidente e coordenador do Conselho de Sustentabilidade da Fecomércio-RS, Joarez Venço, de tudo o que for recolhido pela campanha, 5% serão enviados para a Bélgica, que possui a tecnologia para a extração de metais.

A estimativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) é de que, até 2030, o Brasil produzirá 680 mil toneladas/ano de resíduos eletrônicos, e cada brasileiro será responsável pela geração de 3,4 quilos desse lixo digital. Outro dado preocupante: até 2020, o volume de resíduos procedentes de computadores crescerá 400% em países como a Índia e a África do Sul.

Em função disso, é muito importante que o lixo agressor do meio ambiente, seja corretamente descartado e coletado, para que não haja maiores problemas ambientais. A Prefeitura Municipal, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e a natureza agradecem o esforço de todos que dedicaram um tempo para esta ação.