Candelária, 27 de Julho de 2024

Expocande 2012
20 de Outubro de 2011

O calendário de eventos de Candelária será movimentado no próximo ano pela realização da Expocande, a maior festa do município. E diferente da última edição que ocorreu em 2009, quando a feira foi realizada em novembro, a Expocande será antecipada.

Conforme divulgado ontem pela secretaria municipal de Turismo, Cultura e Esporte, a feira do comércio, indústria e agropecuária de Candelária, está programada para o período de 26 de abril a 1º de maio do próximo ano.

Prevista inicialmente para novembro deste ano, a sexta edição da Expocande foi transferida para 2012 pelos responsáveis pela última edição, decisão respaldada por várias entidades representativas do município em razão da forte retração econômica causada pelas baixas remunerações do tabaco e do arroz, os principais produtos cultivados na agricultura local.

De acordo com o secretário municipal de Turismo, Cultura e Esporte, Jorge Mallmann, a feira será outra vez realizada através da Associação Cultural de Candelária Erico Verissimo (Accev), com apoio da Prefeitura Municipal e da Associação do Comércio e Indústria de Candelária (Acic), a exemplo da última edição. Ele informa ainda, que a comissão organizadora ainda está sendo montada.

O secretário Jorge - indicado pelas entidades parceiras na realização para ser o presidente da Expocande - explicou que a nova mudança de data levou em conta diferentes fatores.

O principal, segundo acrescentou, é de ordem econômica, relacionada a impressão geral de que novembro não é um mês favorável no município. Outro grande diferencial do período escolhido é a condição de incluir um feriado à feira, no caso o 1º de maio. “Como o feriado cai numa terça-feira, poderemos estender a festa em um dia e agregar outra data nobre ao domingo”, ressaltou.

Assim, a Expocande será aberta oficialmente na noite de quinta-feira, 26 de abril, e a feira se prolongará a partir de sexta-feira, 27, até a terça-feira, 1º de maio. A ideia é aumentar o público da feira e oportunizar melhores negócios e resultados aos expositores.

Outra novidade da próxima edição é a profissionalização da organização da feira. Neste sentido, Mallmann antecipa que será contratada uma empresa para auxiliar no planejamento, gerenciamento de fornecedores, organização e execução do evento. “Já na próxima semana, será realizada uma reunião com representantes desta empresa para trazer um plano de ação para a Expocande 2012”, completou o secretário.