Candelária, 01 de Setembro de 2024

Debates Pelo Rio Grande – Grupo RBS TV
20 de Outubro de 2011

Debates Pelo Rio Grande – Grupo RBS TV

Na noite da última quarta feira, ocorreu no auditório Central da Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc, a 8ª etapa de 2011 do Gaúcha Debates do Rio Grande, realizado da Rádio Gaúcha, em parceria com a Unimed. O evento teve como principal foco, fazer um panorama das potencialidades do Vale do Rio Pardo e, Candelária esteve representada na ocasião pelo Vice-prefeito Rui Beise, representando o prefeito Lauro Mainardi que se encontra em viajem a Brasília, pelo secretário da agricultura Marco Treichel, pelo secretário da administração Paulo Butzge e por Orlando Kochenborger.

Os painelistas do evento foram Flávio Haas, empresário e Presidente da Associação Santa Cruz Novos Rumos; Heitor Petry, ex-prefeito de Vera Cruz e presidente do Sicredi; Benício Albano Werner, presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil; e Vilmar Thomé, Reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul – Unisc, e, debateram com mediador Lasier Martins sobre as potencialidades do Vale do Rio Pardo. Ainda, teve a participação do economista Paulo de Tarso Pinheiro Machado, da Agenda 2020,  que, apresentou um diagnóstico da região que serviu como base aos debatedores. O debate foi aberto a comunidade e, quem não pode estar presente, participou enviando questionamentos aos painelistas através do Mural.

Mais uma vez, foi constatada a necessidade de estimular a diversificação, que há muito tempo vem se discutindo no Vale do Rio Prado, que, tem sua economia movimentada basicamente pela produção de tabaco. O cultivo do produto é responsável por  mais de 80% das exportações de fumo do país. Entretanto, apesar da intensa vinculação, a região já começa a cultivar outras atividades, como a produção leiteira, a fruticultura, apicultura, avicultura, suinocultura, piscicultura, etc.

Conforme informações expostas no debate, a população abrangente do Vale do Rio Pardo é superior a 418 mil habitantes e que, o PIB per capita de R$ 17 mil, o Vale reuni 60% do retorno de ICMS no cultivo primário do tabaco.

Dentre as necessidades de melhorias que foram discutidas, está o fortalecimento da diversificação na economia, o investimento em infraestrutura, com a duplicação da RS 287, além da inclusão da ferrovia Norte-Sul e, o aproveitamento do Rio Jacuí para rotas hidroviárias. Ressalta-se que essas conclusões, coincidem com as mesmas que estão no relatório da Radiografia do Vale do Rio Pardo, que ocorreu no inicio do mês em Candelária, e, que também reuniu autoridades municipais e de entidades econômicas e rurais do Vale. O mediador Lasier Martins, recebeu em mãos o relatório, de grande proveito para o debate.

A comitiva de Candelária, na ocasião, esteve com o Assessor especial do Ministro Mendes Ribeiro Filho, Paulo Sérgio Nunes e, através dele conseguiram a implementação de recursos para o Programa Bacia Leiteira, que beneficia os agricultores associados no mesmo, e que tem por objetivo, estimular a diversificação da economia no município, assim, como outros projetos que estão sendo desenvolvidos com a mesma finalidade.

O objetivo é ser atendido pela Superintendência Federal de Agricultura no Rio Grande do Sul, na pessoa de Nunes, para a liberação de recursos neste segmento. No projeto 1, com prazo de conclusão e envio a Superintendência, até o próximo dia 26, visa o custeio de pastagens até três hectares por produtor. Compõe este projeto o calcário, adubo e sementes de pasto (inverno e verão). Os recursos para este, devem ser liberados até janeiro de 2012.

O Projeto 2, consiste nas aquisição de resfriador, por parte dos produtores. Ambos projetos, são subsidiados pelo Governo, o produtor somente necessita apresentar a nota da venda do leite do mês de setembro na Secretaria Municipal de Agricultura, que, posteriormente encaminhará a veterinária e o técnico agrícola, para fazer os contatos e providenciar a elaboração dos projetos.

Quem quiser acompanhar na íntegra, os debates serão exibidos pela TVCom no próximo domingo, dia 23, e ficarão disponíveis no site do evento.