Candelária, 27 de Julho de 2024

Excursão 3ª Idade para Maratá
26 de Outubro de 2011

Excursão 3ª Idade para Maratá

Uma parceria entre o Grupo da 3ª Idade Alegria de Viver, de Candelária e o grupo da 3ª Idade Conviver, de Maratá, resultou em um encontro entre os seus integrantes, no último dia 20, no município de Maratá.

A realização do passeio foi da Prefeitura Municipal de Candelária, que, através da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esportes, da Secretaria de Assistência Social e do CRAS Aconchego, receberam o convite para serem parceiros no Projeto Conhecendo e Divulgando Maratá.

O projeto tem como objetivo, promover a integração e a oportunidade de criar vínculos, novas amizades e trazer visitantes para a cidade, que se localiza a 152 km de Candelária.

Conforme explica Leandra Sartori, secretária de Assistência Social, “O projeto ocorreu da seguinte forma: 12 integrantes do Grupo Conviver de Maratá se corresponderam, por cartas, com 12 integrantes do Grupo Alegria de Viver de Candelária, que responderam estas cartas e assim, após alguns meses, os 43 integrantes do grupo de Candelária foram pessoalmente conhecer os novos amigos”, pontua Leandra.

O Grupo foi acompanhado por representantes do município: Psicóloga Graziele Mahl (Sec. Mun. Assistência Social), Turismóloga Ingrid I. Petry Kinukawa (Sec. Mun. Turismo, Cultura e Esporte), Elaine das Chagas (Presidente do Conselho Municipal do Idoso) e Elaine Skolaude (Emater/Ascar).

O dia foi contemplado por várias atividades. Na parte da manhã, a recepção aconteceu na Praça Municipal Dora Lídia Brocker. Após, todos se deliciaram com um ótimo café da manhã, nas dependências do CRAS.

As atividades seguiram com a visita do grupo à Casa do Turista de Maratá, localizada no Parque Municipal da Oktoberfest. Na seqüência, a visitação aconteceu no Parque da Cachoeira Maratá, com queda d’água de 15 metros de altura, praça de brinquedos infantil, trilhas pela mata, bar, Gruta de Nossa Senhora de Lurdes e trilhas.

Logo após, o grupo de visitantes conheceu o Parque Municipal da Cascata Vitória, que possui queda d’água de 30 metros de altura no Arroio Brochier, parque amplo com área verde, trilhas, praça de brinquedos infantil, bar e restaurante, onde foi servido o almoço. Ainda, aconteceu um passeio de Dindinho pela cidade, passando pela Trilha Turística de Maratá.

À tarde, a recepção foi na comunidade de Vila Nova, com a integração entre os participantes dos dois municípios. Segundo Leandra, o grupo do município de Maratá virá à Candelária, em visitação agendada para 2012, provavelmente no mês de abril, época em que o município estará ornamentado com decoração sob o tema da Páscoa. As Secretarias envolvidas formatarão um roteiro turístico diferenciado para os visitantes.