Candelária, 27 de Julho de 2024

Outubro Rosa – Prefeitura Municipal e Secretaria da Saúde
27 de Outubro de 2011

Todos os dias vemos campanhas para a prevenção do câncer de mama e da importância do auto-exame. Porém, no mês de outubro ocorre um movimento mundial denominado Outubro Rosa.

O principal objetivo deste movimento é alertar sobre os riscos do câncer de mama e ainda, chamar a atenção para a importância das mulheres fazerem periodicamente o auto-exame e a mamografia.

Ambos os exames podem diagnosticar de forma antecipada o surgimento da metástase, aumentando então, as possibilidades de cura e diminuindo o risco de avanço da doença e até mesmo a morte.

Conforme informações do Instituto Nacional do Câncer, neste ano devem ser registrados cerca de 50 mil novos casos de câncer de mama no país. E por ano, aproximadamente 12 mil brasileiras morrem por causa da doença.

Em Candelária, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal da Saúde, atende e orienta mulheres e homens sobre a doença, a partir das instruções do Ministério da Saúde. A faixa etária com maior incidência é de mulheres de 40 a 69 anos. Os fatores de risco em mulheres com menos de 40 anos, ocorre quando há histórico familiar da doença, que é o fator genético.

O processo para a detecção da doença, se dá através da ultrasonografia mamaria ou da mamografia (RX das mamas) de rastreamento, conforme explica Liria Reis, coordenadora da política da saúde da mulher de Candelária.

Além disso, a Secretaria da Saúde oferece acompanhamento a todos os casos, com os exames complementares, a exemplo da ecografia mamaria, a PAFF, a Biopsia, entre outros, tudo gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde – SUS, nos serviços em Candelária ou, até mesmo no serviço de referência no Hospital Ana Nery, em Santa Cruz do Sul.

A secretaria da saúde oferece ainda, o suporte psicológico para as pacientes que necessitarem, no período de confirmação e de tratamento do diagnóstico. É pertinente fazer referncia ao Hospital Santa Bárbara, do município de Encruzilhada do Sul, que atende em média 60 pacientes mensalmente, na realização de mamografias. O hospital realizou uma parceria com o Serviço Social do Comércio - Sesc, e^, através desta parceria, efetuou 482 mamografias em Candelária.

Dentro da promoção do mês Rosa, a secretaria da saúde apoiou a Liga Feminina de Combate ao Câncer, no evento realizado no dia 05 deste mês, a Tarde Rosa. Nesta ocasião, houve atividades de conscientização e prevenção, distribuição de materiais, palestras e apresentações artísticas, reunindo cerca de 200 pessoas nas dependências do Clube Rio Branco.

O atendimento feito na prevenção, diagnóstico e cura da doença que é realizado no Posto de Saúde de Candelária conta com uma profissional de saúde, capacitada, que após o exame de apalpação das mamas, encaminha a paciente para o exame de mamografia.

No dia da consulta, as pacientes são examinadas e recebem todas as orientações sobre o fluxo do atendimento, cuidados com sua saúde e o agendamento da mamografia. A Secretaria da Saúde ainda realiza a busca ativa das faltosas nas consultas e nos exames, e se mantém informada com relação ao acompanhamento das pacientes encaminhadas para tratamento.

Segundo Liria, poucos pacientes faltam ao exame, “a política da saúde da Mulher oferece os exames médicos e o suporte psicológico quando necessário para as candelarienses, só que elas devem se conscientizar de que a gente não consegue de forma alguma fazer por elas os exames, e, esse precisa ser feito”, conclui e alerta a coordenadora da saúde da mulher.

Como posso fazer o meu exame?

Procure o posto de saúde do bairro onde você reside (Vila Marilene, Rincão, Ewaldo Prass, Unidade Móvel ou Pam Central). Os horários de atendimento são das 07h30min às 11h30min e 13h00min as 17h00min, e agende o exame de apalpação das mamas e a mamografia.

Você também pode procurar o seu agente Comunitário de Saúde, para que ele faça o agendamento da consulta ou dos exames.