Candelária, 27 de Julho de 2024

3ª Conferência Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente
28 de Outubro de 2011

3ª Conferência Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente

Na última quarta feira, 26, ocorreu em Candelária a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que teve como palco a sede da AABB. A realização do evento no município foi da Prefeitura Municipal, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA.

Estiveram presentes, a secretária de Educação, Maria Cristina Soares Lopes, o secretário da Saúde Aristides Feistler, a secretária da Assistência Leandra Sartori, o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Jorge Mallmann, que conduziu a abertura oficial, Berenice F. de Oliveira, Ariberto Capitanio, representante da Souza Cruz, o Capitão da Brigada Militar, Rodrigo Sartori e Eliana Reolon, presidente do CMDCA.

Neste ano, o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA realiza a 9ª Conferência Nacional do Direito da Criança e do Adolescente, tendo como base, as Conferências Municipais e Estaduais, com o tema: “Mobilizando, implementando e monitorando a política e o plano decenal de direitos humanos de crianças e adolescentes, nos estados, no Distrito Federal e nos municípios”. O principal objetivo é referente ao sistema de garantia dos direitos, junto à população em geral e as instâncias governamentais e da sociedade civil.

O evento envolveu a apresentação dos membros do CMDCA, a aprovação do Regimento Interno da Secretaria, a palestra com a conselheira estadual Lisiane Costa, do CEDICA de Porto Alegre, trabalhos em grupos para a deliberação de propostas, apresentações e votações das proposições de trabalho, eleição de delegados e confraternização. O CONANDA disponibilizou textos orientadores para contribuir com a reflexão que foi dividida por eixos e, para cada um foram levantadas três propostas sendo elas, de mobilização, de implementação e de monitoramento. Após a apresentação das propostas, ocorreu a aprovação das plenárias e a eleição dos novos delegados.

As linhas orientadoras das atividades são referentes a promoção dos direitos da criança e do adolescente, a proteção e defesa dos direitos, o protagonismo e participação de crianças e adolescentes, o controle social da efetivação dos direitos e a gestão da política nacional dos direitos humanos de crianças e adolescentes.

Conforme Eliana Reolon, o resultado foi muito positivo, “tivemos público bastante significativo, participativo e atuante até o final da conferência, com pessoas dos setores mais variados da comunidade candelariense, seguindo todos os passos que uma conferência deve ter com os resultados a serem encaminhados, através de relatório, nos próximos dias ao Conselho Estadual - CEDICA, que juntará a todas as demais de todo o estado e que serão trabalhadas em abril na conferencia estadual”. A presidente ainda agradece a todos os participantes e aos conselheiros pela organização do evento.

Eixos que foram trabalhados:

EIXO 1 – Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes

EIXO 2 - Proteção e Defesa dos Direitos

EIXO 3 – Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes

EIXO 4 – Controle Social da Efetivação dos Direitos

EIXO 5 – Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes

Delegados Eleitos:

Delegados do CMDCA