Candelária, 27 de Julho de 2024

Seminário Macrorregional de Ações Integradas em Áreas Cultivadas por Tabaco
04 de Novembro de 2011

Na próxima terça feira, 08, Candelária será sede de mais um seminário direcionado para a agricultura. A exemplo do Seminário para a Radiografia e Pecuária do Vale do Rio Pardo, desta vez a discussão será com relação especificamente ao cultivo do tabaco. O evento ocorrerá no Clube Rio Branco, a partir das 08h:00.

A iniciativa desse seminário é da Coordenação Nacional da Saúde do Trabalhador, do Ministério da Saúde, que vem trabalhando junto com o Ministério do Desenvolvimento Agrário para ampliar a discussão dos riscos sanitários inerentes à produção de fumo, assim como ações para prevenção e diagnóstico precoce. A Prefeitura Municipal é parceira e apóia a iniciativa, considerando que a produção do tabaco é uma das principais fontes de renda dos agricultores do município.

O Seminário avaliará as ações que vem sendo desenvolvidas nas regiões de abrangência dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) dos Vales, Centro e Estadual, bem como discutirá políticas públicas integradas.

Participarão do evento o CEREST/Estadual-RS, o Ministério da Saúde, que será representado pela Saúde do Trabalhador, Saúde Ambiental, Instituto Nacional de Câncer e Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o Ministério do Desenvolvimento Agrário, a EMATER, dentre outros.

O público-alvo é formado por trabalhadores rurais e seus representantes (sindicatos de trabalhadores rurais, cooperativas, organizações sociais), trabalhadores dos setores saúde, agricultura, meio ambiente, extensão rural, gestores públicos, universidades e escolas agrícolas e técnicas, além da comunidade em geral.

O que é o CEREST?

- O CEREST Coordena e planeja o controle e a avaliação das ações de promoção, proteção e recuperação da saúde dos trabalhadores.

- Presta apoio técnico e organiza os repasses financeiros previstos aos municípios para a estruturação da rede de atenção à Saúde do Trabalhador.

- Coordena e apóia a implantação e funcionamento dos Centros Regionais de Referência em Saúde do Trabalhador.