Candelária, 27 de Julho de 2024

Roteiro Gastronômico Sabores Coloniais – Festival do Porco no Rolete
14 de Novembro de 2011

Roteiro Gastronômico Sabores Coloniais – Festival do Porco no Rolete

Um verdadeiro sucesso. Assim foi o domingo, 13, no pavilhão da comunidade “Unidos em Cristo”, na Linha Bernardino, interior de Candelária, na 5ª edição do Roteiro Sabores Coloniais, com o Festival do Porco no Rolete e que reuniu mais de 400 pessoas para o almoço e para assistir as atrações culturais.

O Roteiro Gastronômico foi idealizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, da Emater/Ascar e dessa vez, o grupo que organizou o evento, foi o Esporte Clube Ouro Verde, tendo ainda, o apoio da Madeireira Candelária.

Esteve na ocasião o prefeito Lauro Mainardi, acompanhado da primeira dama Jussara Mainardi, os secretários municipais e lideranças locais. Ao pronunciar-se, o prefeito ressaltou a importância de incentivar a diversificação da economia e a forma como isto está sendo realizado no interior de Candelária, através dos festivais gastronômicos, que tem apresentado grande êxito. Mainardi também transferiu um abraço enviado pelo ministro Mendes Ribeiro Filho para a comunidade, que por motivos de saúde, não pode se fazer presente, o que segundo o prefeito, era a vontade do ministro.

O projeto foi desenvolvido em função da constante busca do desenvolvimento de Candelária, da diversificação da economia local, frente as dificuldades enfrentadas na agricultura atualmente e da valorização das identidades do interior do município, explorando um dos pontos altos, que é a gastronomia típica rural.

Além das delícias gastronômicas apresentadas em cada festival, os eventos são engrandecidos com apresentações artísticas, oportunizando dessa forma, que as comunidades do interior também tenham acesso a cultura através dos shows. Nesta edição, o espetáculo ficou por conta da Associação Cultural Érico Veríssimo, com o show "Em nossa estampa, as raízes de nossa cultura", que engloba o teatro, o canto e a dança.

Conforme explica o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Jorge Mallmann, um dos objetivos é tornar o Roteiro Gastronômico Sabores Coloniais, em um evento tradicional e dessa forma, atrair visitantes para Candelária, para que conheçam e prestigiem as potencialidades locais, dentre elas a gastronomia.

Ressalta-se ainda, a integração entre cidade e interior, já que muitas pessoas prestigiam o evento, que em todas as edições ficou lotado. O cardápio variado teve o tradicional porco no rolete, bife de porco na chapa, salsichão caseiro de porco, carne na banha (lata), costela de porco, farofas, arroz, batata doce, batata doce caramelizada, aipim, purê de batata, massa caseira, molho de língua de porco, maionese de massa, maionese de batata, saladas, pão de amendoim e cucas.

A próxima edição do Roteiro Sabores Coloniais será em dezembro, na localidade de Pinheiro e terá o famoso Costelão. Programe-se e não perca a última edição de 2011.