Candelária, 27 de Julho de 2024

Natal Criativo
18 de Novembro de 2011

Natal Criativo

Às vésperas de enfeitar as ruas de Candelária, o Natal Criativo, um dos mais belos do estado, idealizado pela Prefeitura Municipal e organizado pelo gabinete da primeira dama, Jussara Mainardi, do seu grupo de funcionárias e voluntárias segue em ritmo intenso. Enquanto o trabalho é intensificado no gabinete, a marcenaria monta as peças em madeira na praça.

O projeto Natal Criativo está chegando a 7ª edição e conta ainda, com o apoio Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, da Secretaria de Obras, da Secretaria de Assistência Social, a Conesul, a Santa Cruz Rodovias, da Associação de Indústria e Comércio de Candelária – ACIC, da Gazin, da empresa de Suzete Schilling, de Vera Cruz e até mesmo pessoas físicas tem participado doando tecido e até mesmo um pouco do tempo para ajudar na confecção do natal. Jussara lembra que com isso, é feita muita economia “o Natal criativo se resume a reaproveitamento e reciclagem para dar grandeza a uma cidade que é enfeitada quase que por inteiro, temos que ter a sensibilidade de ver a economia que se faz dentro deste projeto”, expõe.

Com o roteiro em mãos, neste sábado, 18, a equipe já iniciará a colocação dos lindos enfeites natalinos, todos reaproveitados dos outros anos, restaurados e modificados para mais esta edição. Conforme Jussara Mainardi, há peças até dos enfeites da páscoa, que a exemplo do natal, também enfeita Candelária na época do coelhinho “os ovos de páscoa viram bonecos de neve, por exemplo, sempre reciclando e reaproveitado para que não haja grandes custos e nem desperdício”, afirma Jussara.

O trabalho artesanal tem inspiração através de pesquisas feitas na internet, pois assim, a equipe pode renovar as ideias de um ano para o outro e decorar de forma diferente, já que Candelária está acostumada a ver todos os anos a bela decoração natalina. “O diferencial do natal de Candelária é o artesanato, todas as peças são feitas pelas mãos das funcionárias e voluntárias do Gabinete, atraves de pinturas, brilhos, enchimentos dos bonecos, etc, além dos trabalhos na madeira, feito pela marcenaria municipal”, lembra Jussara. E completa “É de um grande valor sentimental, tanto para aqueles que olham, quanto para aqueles que o fazem”.

Desde o mês de outubro, o trabalho foi reforçado em três turnos, para que a decoração chegasse no tempo previsto às avenidas Pereira Rego e Marechal Deodoro, além do bairro Rincão Comprido e da Praça Alberto Blanchardt da Silveira.

O Natal Criativo não é somente para os moradores da cidade, durante o período comemorativo, o gabinete da primeira dama realiza uma parceria com a secretaria de educação para trazer mais de 1.500 alunos da rede municipal, com transporte gratuito, para fazer o passeio turístico de dindinho, visitar a casa do Papai Noel e cada criança ganha picolé e refrigerantes, “é a integração da cidade com o interior”, salienta a primeira dama.

A decoração permanece cerca de 40 dias, até janeiro do ano seguinte, no dia de Reis e as peças são cuidadas pela população, que, mantém tudo em perfeita ordem, “Todos adotaram o Natal Criativo, é como uma roupagem para Candelária e se criou esta mentalidade, principalmente com as crianças e jovens, devido aos projetos sociais, que valorizam e educam o ser humano. O carinho que temos com eles, é retribuído com o cuidado com a cidade, que é de todos”, conclui Jussara.