Candelária, 27 de Julho de 2024

Entrega da Estação Meteorológica para Candelária
24 de Novembro de 2011

Entrega da Estação Meteorológica para Candelária

Na manhã da última terça-feira, 22, o prefeito Lauro Mainardi, acompanhado do secretário de Agricultura e Meio Ambiente Marco Treichel e do presidente de COMUDE de Candelária, Air Menezes, foram até a Universidade de Santa Crus do Sul, UNISC, para receber uma estação meteorológica para o município em cerimônia no prédio da Reitoria.

Estiveram na ocasião além da comitiva de Candelária, Mariza Terezinha da Motta Christoff – presidente do Corede/VRP, João Pedro Schmidt – pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PROPLAN) da Unisc, Vilmar Thomé – Reitor da Unisc, Marcelino Hoppe, Chefe do Departamento de Engenharia, Arquitetura e Ciências Agrárias, os prefeitos, Reges Scapin (Estrela Velha), Darci de Freitas (General Câmara) e o vice-prefeito Joel Conte (Boqueirão do Leão).

O projeto da Unisc, através da Associação de Pró-ensino em Santa Cruz do Sul, Apesc, iniciou em 2007 em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, e tem o objetivo de manter uma rede de estações meteorológicas na regiãopara auxiliar agricultores, agroindústrias, defesa civil, engenheiros, estudantes, pesquisadores, professores e demais interessados da região do Vale do Rio Pardo, conforme explica João Pedro Schmidt,”a meta era de que a universidade pudesse proporcionar aos municípios da região, informações sobre clima e o tempo, afim de que, as secretarias da agricultura pudessem também proporcionar aos agricultores dados científicos sobre o que plantar, quando plantar, etc. com equipamentos modernos e compactos”.

Apesar, de o projeto ter sido iniciado em 2007 e entregue apenas quatro anos depois, Schmidt explica que pelo fato de a Apesc ser uma instituição privada, não poderia receber as estações, dessa forma, iniciou-se uma longa discussão de como poderia ser realizado “o Ministério do Desenvolvimento Agrário nos colocou junto com uma licitação feita pela Embrapa, de Pelotas, que aceitou incorporar este projeto, dentro de um conjunto maior de trabalhos”, afirma. Até o momento, foram entregue quatro estações meteorológicas, no valor de R$ 13 mil cada, totalizando R$ 52 mil. As cidades contempladas além de Candelária foram Boqueirão do Leão, Estrela Velha e General Câmara.

O pró-reitor comenta que ainda não é o ideal apenas quatro estações, mas que é um inicio, “O professor Marcelino imaginava que seriam de oito a dez estações, o que seria ideal para a região”, pontua Schmidt.

A presidente do COREDE do Vale do Rio Pardo, Mariza Christoff, salientou a satisfação na entrega do material “essa é a função do Conselho Regional, tentar viabilizar iniciativas junto a Unisc, em especial com a pró-reitoria de planejamento”, finaliza Christoff.

Ao manifestar-se, o prefeito candelariense Lauro Mainardi, destacou a relevância da parceria da Unisc, através dos seus projetos “reconhecemos o trabalho feito pelo Conselho Regional e pela Unisc e o quanto tem ajudado para o desenvolvimento da região, com trabalhos que alavanca o progresso como um todo”, salientou o chefe do Executivo.

De acordo com o professor Marcelino Hoppe, coordenador da Estação Meteorológica da Unisc, as informações captadas pelos equipamentos serão enviadas via rádio para os computadores da Unisc e formarão um banco de dados. “A partir de agora, teremos informações confiáveis. Toda a região ficará muito mais caracterizada”, afirmou.

Com a instalação do material meteorológico, será possível obter informações de forma adiantada e assim, constatar qualquer catástrofe que possa ocorrer no clima e no tempo, como as secas rígidas, os vendavais, as tormentas, o granizo, etc.

A instalação das estações será uma contrapartida dos municípios que receberam, mas, serão orientados com relação a colocação do material, ainda não há data definida para a colocação em Candelária. O local também será definido, pois necessita de ambiente especifico conforme as orientações de Hoppe.