Candelária, 27 de Julho de 2024

Expocande 2012
25 de Novembro de 2011

A exemplo da edição anterior, a Expocande 2012 será mais uma vez promovida através de uma parceria entre a Associação Cultural de Candelária Erico Verissimo (Accev), a Associação do Comércio e Indústria de Candelária (Acic) e a prefeitura de Candelária.

Em reuniões realizadas durante o ano foi decidido - com o aval de outras entidades - o adiamento da festa maior do município para 2012. Na oportunidade, ficou estabelecido que a realização ficaria a cargo da Accev, com apoio da prefeitura e da Acic, e que o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Jorge Mallmann, seria o presidente da Expocande 2012.

A partir dessas deliberações, foram realizadas algumas reuniões, nas quais foi definido o período de realização - 21 de abril a 1º de maio - e traçado um plano de ação para o evento. Em reunião realizada na última terça-feira, 22, foi definida a comissão organizadora da feira.

O secretário Jorge destaca que a Expocande conquistou um histórico de grande sucesso e repercussão positiva ao longo das cinco edições realizadas. Conforme acrescentou, para consolidar este êxito e, se possível, buscar uma evolução ainda maior, as entidades envolvidas na última edição concordaram em dar à feira um perfil mais profissional.

Neste sentido, a primeira providência foi a contratação da Lume Organização de Eventos, empresa sediada em Encantado, especializada no planejamento e na execução de feiras comerciais e industriais.

Para o organograma da organização foram criados quatro departamentos: infra-estrutura, administrativo, financeiro e de divulgação e marketing. Cada departamento terá um diretor (veja quadro) e comissões de apoio. Mallmann explica que a escolha dos nomes dos membros da comissão levou em conta critérios como afinidade e disponibilidade, considerando o grande envolvimento que a função exige. Esclarece, ainda, que os dirigentes da Acic preferiram, desta vez, não integrar a comissão executiva, atuando mais como suporte e apoio.

NOVA LOGOMARCA - As novidades da próxima edição também irão incluir uma nova logomarca para a Expocande, que deverá ser apresentada nos próximos dias. A área de comunicação e marketing ganhará uma atenção igualmente profissional na Expocande 2012, com a contratação da Four Comunicação, empresa sediada em Santa Cruz do Sul, pioneira em assessoria de imprensa na região, cuja relação de clientes inclui a Souza Cruz, JTI, Câmara de Dirigentes Lojistas, Sinditabaco, Oktoberfest e Fenachim, entre outros.

A busca de patrocínios e apoios para a feira também já está em andamento, contando com uma Lei de Incentivo à Cultura, a chamada Lei Rouanet, que possibilita a empresas aplicar uma parte do imposto de renda em ações culturais através de isenção fiscal. Outra preocupação da comissão é com a programação de shows.

A idéia é incluir ao menos um show de âmbito nacional e, se possível, mais um ou dois de âmbito regional ou estadual.

O setor agropecuário vai merecer um destaque especial na feira. Segundo Jorge Mallmann, existe a vontade de realizar, inclusive, uma agenda técnica com apoio de entidades da área. A parte de exposições deverá contar mais uma vez, a exemplo da última edição, com uma mostra de paleontologia e, possivelmente, um museu da imigração. “A ideia é fazer uma feira que consiga colocar na vitrine todas as nossas potencialidades”, completou o secretário.

A comissão organizadora

Jorge Mallmann - presidente; Élvio Rohde - diretor financeiro; Roque Rathke - diretor de infra-estrutura; Jorge Freitas - diretor administrativo; Júlio Massirer - diretor de divulgação e marketing.