Candelária, 27 de Julho de 2024

Escola Municipal La Salle recebe a Escolinha de Trânsito de Santa Maria
01 de Dezembro de 2011

Escola Municipal La Salle recebe a Escolinha de Trânsito de Santa Maria

Na última sexta-feira, 25, a Escola Municipal La Salle de Candelária recebeu a Escolinha de Trânsito do Comando Rodoviário da Brigada Militar de Santa Maria, para atividades que estavam inclusas na Semana de Combate a Violência que aconteceu em agosto e foi cancelada devido ao mau tempo.

Todos os alunos, de ambos os turnos (manhã e tarde) participaram das atividades proposta pelo projeto da Brigada Militar. Conforme explica a diretora Miriam Lourdes Lüdtke, a escola trabalha com a prevenção da violência há três anos com projeto direcionado especificamente para o trânsito. “Com o crescimento do bairro, constatou-se um grande problema com o trânsito, não somente com os motoristas, mas com as crianças e seus pais” afirma.

A escolinha, que atingi principalmente crianças de 5 até 14 anos de idade “foi criada em 2000 e tem atuação em todo o estado. O objetivo é a conscientização para um trânsito mais seguro através de atividades práticas e teóricas, onde as crianças aprendem regras de sinalização, normas de circulação e conduta”, conforme explica o Tenente Juarez, um dos responsáveis pelo projeto.

As atividades funcionam em um circuito desenhado em lona, há placas de sinalização, sinaleiras e tudo o que encontramos nas ruas referente ao trânsito. O roteiro é feito com bicicletas ou carrinhos, para os menores, o uso do capacete é obrigatório, assim como na vida real para os motoqueiros e o cinto de segurança para os carros. “Se for ultrapassado o sinal vermelho, a criança leva uma ‘multa’, que é parar de andar com a bicicleta, dar uma volta a pé em volta da escolinha e refletir sobre sua atitude”, aponta Juarez. O mascote da escolinha é o Boneco Estradinha, que também participa das atividades e interage com as crianças.

Além das atividades no circuito, os policiais e ministrantes das atividades, dão uma aula intensiva para os pequenos sobre as placas e demais itens de trânsito, mostram vídeos educativos e distribuem materiais. Os materiais e equipamentos usados nas atividades foram adquiridos com parcerias de empresas e instituições privadas.

O Tenente Juarez garante que as crianças aprendem muito e passam aos pais, “é mais fácil ensinar e conscientizar enquanto são pequenos, dessa forma, chamam a atenção dos pais que levam em conta o carinho entre pais e filhos, um apelo sentimental para lembrar de colocar o cinto de segurança, com relação a alta velocidade, a beber e dirigir, entre outras infrações”, e continua, “a criança é autentica, a resposta é no ato, é muito difícil não gostarem do projeto”, conclui.

O projeto já atendeu cerca de 60 mil crianças em todo o estado. Qualquer órgão ou entidade pode contatar o projeto para sua cidade, não tem custos para receber o mesmo, basta oferecer espaço físico para as atividades. O telefone para contatar o projeto é (55) 9971-1620, com Tenente Juarez.