Candelária, 27 de Julho de 2024

Festival Gastronômico Sabores Coloniais – Festival do Costelão e da Ovelha
02 de Dezembro de 2011

Festival Gastronômico Sabores Coloniais – Festival do Costelão e da Ovelha

A última edição de 2011 do Roteiro Gastronômico Sabores Coloniais que estava marcado para ocorrer no próximo dia 10 (conforme já divulgado), foi transferido para o dia 17, às 20h:30 mim. na localidade interiorana do Pinheiro, no ginásio comunitário. O roteiro foi um sucesso absoluto em todas as outras edições com o Festival do Arroz, das Carnes e do Chucrute, do Churrasco, da Cuca e da Lingüiça e do Porco no Rolete.

A idealização do Roteiro Gastronômico foi da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte e desta vez, com o apoio e organização do Grupo de Mulheres em Busca do Ideal.

Hoje, apesar de Candelária proporcionar um núcleo urbano desenvolvido, com bons índices de atividades comerciais, industriais e de serviços, a base econômica do município ainda é produzida no interior, principalmente do cultivo de tabaco e do arroz, que no presente momento, enfrenta dificuldades econômicas.

A Prefeitura Municipal vem buscando alternativas junto as suas secretarias para a diversificação destas culturas e dessa forma, driblar a má fase enfrentada pelas comunidades rurais.

Certamente, explorar as potencialidades do interior é uma das alternativas buscadas para melhorar a economia dos agricultores e consequentemente do município. E, uma das marcas mais fortes da zona rural é sem dúvida a gastronomia típica que se aperfeiçoou a partir da diversidade étnica identificada na cidade.

O cardápio será composto pelo famoso costelão de gado, costela de ovelha, kibe de trigo de ovelha, strogonoff de ovelha, chuleta de ovelha à milanesa, espinhaço com mandioca, pirão de lingüiça, maionese de batata, arroz branco, farofa, saladas diversas e cucas. As cozinheiras tiveram um curso de capacitação ministrado por Nair dos Santos e Elaine Skolaude (Emater), para melhor atender os visitantes. Nesta quarta-feira, 30, as receitas a base de ovelha, elaboradas pela Emater de Santa Maria serão testadas pela organização do evento.

Além da valorização da gastronomia do interior, o evento também mostra a diversidade e riqueza cultural com a apresentação do CTG Sentinela dos Pampas. Após a apresentação terá reunião dançante com repertório diversificado. Haverá ainda, o sorteio de uma ovelha, quem acertar o peso do animal, leva.

INGRESSOS:

Estão disponíveis 350 ingressos adultos no valor de R$15,00 e 30 ingressos para crianças, no valor de R$8,00 (Idade 08 A 12 Anos) e podem ser adquiridos antecipadamente até às 12h: 00 do dia 16 de dezembro na Cia da Foto, Escritório Emater e com os componentes do grupo de organização.