Candelária, 27 de Julho de 2024

Abertura Natal das Candeias em Candelária
08 de Dezembro de 2011

Abertura Natal das Candeias em Candelária

Uma noite mágica embalada pelo grupo Os Serranos e pela chegada do Papai Noel. Assim foi a abertura oficial do Natal das Candeias e do natal Criativo em Candelária na noite do último domingo, 4, na rua 7 de Setembro, ao lado da Praça Alberto Blanchardt da Silveira. A promoção é da Prefeitura de Candelária, da Associação Érico Veríssimo com o apoio da Associação do Comércio e Indústria de Candelária (ACIC).

O local ficou lotado com a presença de cerca de 8 mil pessoas da cidade, do interior e de cidades vizinhas. Foi registrada a passagem de pessoas de Santa Cruz, Vera Cruz, Santa Maria, São João do Polesine, Porto Alegre, Sapiranga, Vale do Sol, entre outras.

Estiveram presentes o prefeito Lauro Mainardi, acompanhado da primeira dama Jussara Mainardi, o vice-prefeito Rui Beise, acompanhado da esposa, Rejane Beise, os secretários municipais, representantes de entidades e demais lideranças locais.

A exemplo dos últimos anos, a cidade de Candelária vestiu-se com os símbolos e as cores do Natal e da mesma forma, o Natal também ganhou uma valorização especial no Calendário de Eventos oficial do município. Por conta disso, os festejos natalinos desperta a atenção de toda a região para Candelária, justificando como a cidade das luzes ou das Candeias.

Paralelamente, destaca-se a ornamentação mágica da cidade e as atrações artístico-culturais. Em 2005 foi a primeira edição com a encenação do presépio vivo, porém, a partir de 2007, a época natalina em Candelária foi engrandecida, com a aprovação de um projeto de Lei de Incentivo a Cultura, que viabilizou a vinda de espetáculos como o Grupo Thol, Wilson Pain, Oswaldir e Carlos Magrão, Orquestra Municipal de Teotônia e da Unisc e os Fagundes, que se apresentaram no ano passado.

O grupo de teatro Cara e Cor’agem que encena o Presépio Vivo, acompanhou todas as edições e irá encerrar o Natal das Candeias de 2011. Conforme o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Jorge Mallmann, “buscamos manter a tradição de belos espetáculos natalinos e corresponder as expectativas do público, não somente de Candelária, mas de toda a região”, afirmou.

Outro ponto alto do evento foi o Natal Criativo, que ganhou destaque e contribuiu muito para o Natal de Candelária. Sob o comando do Gabinete da Primeira dama, Jussara Mainardi, suas funcionárias e voluntárias, as ruas da cidade se encheram de graça com o espírito natalino. Quando iniciou em 2005, o trabalho era feito apenas com garrafas pet, hoje, o trabalho ganhou maior requinte e beleza, porém, tudo continua sendo reaproveitado, reciclado e restaurado dos outros anos e até mesmo da Páscoa, contando com doações de materiais e verbas de empresas locais e da região. A confecção das peças, dura em torno de 8 meses de trabalho intenso.

Após o protocolo de abertura, ocorreu a chegada do Papai Noel, que irá ficar a partir desta segunda em sua casa na praça, recebendo as crianças. Na noite de ontem, ele recebeu das mãos do prefeito Lauro Mainardi as chaves da cidade.

Em seguida, foi a vez do grupo Os Serranos fazer o show que animou os presentes e que teve a participação especial das invernadas artísticas do CTG Sentinela dos Pampas, que dançaram ao som do conjunto.

Ao pronunciar-se, o prefeito ressaltou o reconhecimento que o poder público tem com relação ao esforço do Gabinete da Primeira-dama e das demais secretarias para tornar o Natal em candelária realidade, “agradeço a todos que de alguma forma se envolveram para que hoje, o Natal pudesse estar nas ruas e os shows acontecessem. Os candelarienses já estão acostumados em ter uma bela decoração acompanhada pelas melhores apresentações artísticas”, pontuou Mainardi.

Confira a programação do Natal das Candeias de Candelária:

- Dia 09/12 – 2º Natal em Canto – Apresentações do Coral Municipal de Candelária e do Coral do Banrisul. Horário: 20h30. Local: Igreja Evangélica Luterana Cristo (ao lado da praça Alberto Blanchard da Silveira).

- Dia 11/12 – Apresentações artístico-culturais locais: EMEI Zenith Heinze, Colégio Concórdia/ ULBRA – ULBRA em Canto; Colégio Medianeira – Orquestra Juvenil Canto e Dança. Horário: 20h30. Local Rua Sete de Setembro, ao lado da Corsan.

- Dia 16/12 - Natal Solidário. Promoção: Secretaria Municipal de Assistência Social e Gabinete da Primeira-Dama. Horário: 20h30. Local: Rua Sete de Setembro, ao lado da Corsan.

- Dia 17/12 - Cantata de Natal - Natal Brasileiro. Promoção: Comunidade Evangélica Luterana Cristo e Colégio Ulbra/Concórdia. Horário: 20h30. Local: Rua Sete de Setembro, ao lado da Corsan.

- Dia 18/12 - Encenação Presépio Vivo a cargo do Grupo de Teatro Municipal Cara & Cor’agem e show com o cantor Miro Saldanha. Horário: 20h30. Local: Rua Sete de Setembro, ao lado da Corsan.

O dindinho está a disposição da criançada com saída da praça Alberto Blanchardt da Silveira, percorrendo toda a cidade para que todos possam conferir a decoração natalina.