Candelária, 27 de Julho de 2024

Natal das Candeias: Apresentações Locais
13 de Dezembro de 2011

Natal das Candeias: Apresentações Locais

As festividades alusivas ao Natal seguem em Candelária. Além de toda a decoração do projeto do Gabinete da Primeira Dama, Jussara Mainardi, o Natal Criativo, que vem embelezando a cidade e atraindo turistas, as atrações artísticas e culturais, vem engrandecendo as noites em um palco montado na Rua 7 de Setembro, ao lado da Praça Alberto Blanchardt da Silveira. A promoção da Prefeitura Municipal, da Associação Cultural Érico Veríssimo e conta com o apoio da Associação do Comércio e Indústria de Candelária.

Na noite da última sexta-feira, 9, o templo religioso da Igreja Luterana Cristo recebeu o Coral do Banrisul e o Coral Municipal em linda apresentação. A ocasião também foi marcada pelo lançamento oficial do primeiro CD do Coral de Candelária, regido por Ana Schimitt e Cláudio Cirolini e será comercializado ao valor de R$ 10. O repertório apresentado foi diversificado, contemplando as músicas folclóricas da tradição gaúcha, latina, MPB e o erudito. Para tornar a apresentação ainda mais especial e dar um toque mágico às músicas, o coral também apresentou os arranjos musicais da flauta transversa, da gaita, do violão e da percussão.

Na noite do último domingo, 11, o espaço ao lado da praça ficou lotado para as apresentações de espetáculos locais. Estiveram presentes o vice-prefeito Rui Beise, acompanhado da esposa, Rejane Beise, os secretários municipais, entre eles, o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, mestre de cerimônias do evento e outras lideranças municipais.

A abertura foi feita pelos pequenos alunos da EMEI Zenith Heinze, que fizeram uma apresentação de dança. Em seguida, o grupo de danças tradicionalistas da Escola Guia Lopes se apresentou dançando o ‘Chico Sapateado’, o ‘Balaio’ e o ‘Chote Carreirinho’.

A atração principal foi a apresentação da Orquestra Juvenil do Medianeira, que na semana que vem sai em turnê pelo estado de Santa Catarina entre os dias 16 e 20 de dezembro e que contará com auxilio da Prefeitura Municipal para o transporte. A Orquestra é formada por alunos do ensino fundamental, ensino médio e curso normal, distribuídos entre 26 músicos e 20 bailarinos.

Na coordenação geral da Orquestra do Medianeira está o professor Alan Wagner, acompanhado de Francisco Veloso, 2º regente e pela professora e coreógrafa Francelle Costa.

A parte instrumental é composta por bateria, percussão, baixo, guitarra, teclado, trombone, trompete, saxofone alto, saxofone tenor, flauta transversal e vocal, além das coreografias que ilustram as músicas.

As apresentações seguem até o dia 18, próximo domingo. Até lá, a comunidade e visitantes poderão acompanhar na próxima quinta-feira, 15, o Natal Solidário, projeto da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Gabinete da Primeira Dama e na sexta-feira, 16, será a vez da Cantata de natal – Natal Brasileiro, com a apresentação do Colégio Concórdia/Ulbra e a vinda da Caravana da Coca-Cola, que percorrerá o centro da cidade com parada na Praça Alberto Blanchardt da Silveira.

A criançada poderá encontrar o Papai Noel em sua casa montada na praça nos seguintes horário: O Noel está na casinha nos seguintes horários: 8h30 às 11h, 14h às 16h30, 18h às 20h (de segunda a sexta); 16h às 19h (sábados), a partir das 19h30 (domingos). Ele atenderá ao público até o próximo dia 24, véspera de Natal. Além do bom velhinho, a outra atração que vem chamando a atenção é o Dindinho, que realiza um ‘city tur’ pelas principais ruas da cidade, para que todos possam apreciar a decoração Natalina de Candelária.

Todas as apresentações estão programadas para ocorrerem no palco montado na Rua 7 de Setembro, com entrada franca, lembrando que poderão ser levados alimentos não perecíveis para os projetos sociais do município.

Confira o que vem por aí na programação Natalina de Candelária:

- Dia 16/12 - Natal Solidário. Promoção: Secretaria Municipal de Assistência Social e Gabinete da Primeira-Dama. Horário: 20h30. Local: Rua Sete de Setembro, ao lado da Corsan.

- Dia 17/12 - Cantata de Natal - Natal Brasileiro. Promoção: Comunidade Evangélica Luterana Cristo e Colégio Ulbra/Concórdia. Horário: 20h30. Local: Rua Sete de Setembro, ao lado da Corsan.

- Dia 18/12 - Encenação Presépio Vivo a cargo do Grupo de Teatro Municipal Cara & Cor’agem e show com o cantor Miro Saldanha. Horário: 20h30. Local: Rua Sete de Setembro, ao lado da Corsan.