Candelária, 27 de Julho de 2024

Formatura da Primeira Turma da EMEI Dona Tereza
20 de Dezembro de 2011

Formatura da Primeira Turma da EMEI Dona Tereza

O primeiro passo para a realização de um sonho. Assim, foi a forma como o poder Executivo e a comunidade candelariense viu a construção da Escola Municipal de Educação Infantil Cecy Therezinha Seckler Heinze, conhecida popularmente como Creche Dona Tereza.

No último sábado, 17, mais um importante passo foi dado, desta vez, pelas 21 crianças da pré-escola, que receberam o primeiro diploma de suas vidas, na simbólica colação de grau, foi a primeira turma a se formar na escola e no próximo ano irão para outra escola para cursar o primeiro ano.

Estiveram presentes, a primeira dama, Jussara Mainardi, representando o prefeito Lauro Mainardi, que se encontrava em outro compromisso, a secretária de Educação, Maria Cristina Soares Lopes, a diretora da Escola, Denise Motta, professores, funcionários e os pais e familiares dos formandos.

O grupo de Orações Sopro de Esperança da Igreja Católica, Aura Spei, fez uma bela apresentação musical. Todas as crianças receberam um diploma e uma caneca personalizada na escola.

A escola atende crianças em três turmas de Pré-escola, com idades de quatro e cinco anos e uma turma do Jardim, com crianças de três anos, desde o mês de maio deste ano, quando foi oficialmente inaugurada.

Desde então, as crianças têm dado vida a uma das maiores obras públicas no município. A construção da creche mudou a realidade das crianças, dos pais e até mesmo da Avenida Amândio Silva, no bairro Rincão Comprido, onde está localizada. Tanto a construção da creche, quanto as melhorias no transito e no embelezamento, valorizaram o bairro e estão proporcionando as crianças, uma educação de qualidade com uma infraestrutura de escolas particulares. “Tudo aqui dentro é novo”, ressalta a secretária de Educação, Maria Cristina Soares Lopes.

A diretora da escola ressaltou a importância das crianças no cenário da escola, “as crianças são a razão de esta escola existir, estava tudo pronto em termos de estrutura, porém, faltava o principal, as crianças”, salientou Motta.

Com a mesma satisfação, a secretária Cristina pronunciou-se, “estou tão orgulhosa de estar aqui hoje, quanto estava no dia da inauguração”,pontuou.

A primeira dama, Jussara, enfatizou a importância da educação, uma das prioridades do governo. “É graças aos investimentos em educação que tudo mudou em nosso município. Até mesmo a decoração da cidade é cuidada, diferente de muitos lugares, e, devemos isso a educação dada atraves das escola e dos projetos sociais, que já atendem mais de 500 crianças e adolescentes em Candelária”, conclui Jussara.

Conforme explica Cristina, no próximo ano a creche irá funcionar com toda a sua capacidade, pois, há dependência que ainda estão sem uso, devido a falta de materiais, que irão vir atraves de licitações e de verbas do Ministério da Educação – MEC - no programa ProInfancia, direcionado a creches. A creche aceira doações de quem quiser colaborar com brinquedos, jogos, livros, roupas de cama, etc.

A secretária continua, “no ano que vem teremos duas turmas de maternal, com crianças a partir de quatro meses até um ano e onze meses, duas turmas para alunos com dois anos de idade e mais uma do jardim. Os alunos de maternal até o jardim, ficarão em turno integral na escola. A pré-escola terá 80 vagas para 2012, serão quatro turmas”, completou.

A creche possui 17 colaboradores, desde a equipe diretiva, até os vigias e para o próximo ano, terá que contratar mais pessoal, com o aumento de alunos e da carga horária.

As matriculas serão feitas a partir dos alunos já inscritos, explica Cristina, há várias crianças esperando pelas vagas, se caso as que estão sendo oferecidas não forem preenchidas, os pais poderão inscrever seus filhos para tentar uma vaga.

O que é o Programa ProInfancia?

É um programa criado pelo governo federal - Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (ProInfância) - por considerar que a construção de creches e escolas de educação infantil bem como a aquisição de equipamentos para a rede física escolar desse nível educacional são indispensáveis à melhoria da qualidade da educação.