Candelária, 27 de Julho de 2024

Recebimento da Retroescavadeira – PAC 2
20 de Dezembro de 2011

Recebimento da Retroescavadeira – PAC 2

Na semana passada o prefeito candelariense, Lauro Mainardi esteve em Porto Alegre para assinar o recebimento simbólico da retroescavadeira destinada a Candelária, atraves do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC 2, voltada para municípios com até 50 mil habitantes. O encontro reuniu lideranças políticas do estado, entre elas, o governador do estado, Tarso Genro e a presidenta da república Dilma Roussef.

A máquina foi retirada na capital gaúcha e chegou a Candelária na última sexta-feira, 16, data em que a região de Santa Maria poderia ir retirar o maquinário e, Candelária é pertencente a região. A viabilização com relação ao cadastramento e o processo de seleção tiveram uma grande colaboração do ex-ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, quando exercia a função.

Em 2010 o prefeito Mainardi foi a Brasília em uma audiência com o ministro, mediada pelo seu irmão, o tabelião de Candelária, Flavio Cassel, aos quais, o prefeito sente imensa gratidão, pois, mesmo sendo um processo de inscrição e seleção, ambos ajudaram muito para que hoje a maquina estivesse no município.

A máquina será destinada a Secretaria de Obras e a Secretaria de Agricultura do município na recuperação de estradas vicinais, para o envaletamento e a manutenção de boeiros.

No mês de novembro Candelária havia sido contemplada com a vinda da retroescavadeira, prevista na emenda de 2010 do deputado federal Sérgio Moraes, neste final de semana as duas máquinas estavam em frente a Prefeitura Municipal. A primeira retroescavadeira recebida já está em pleno funcionamento.

O que é o PAC 2?

O governo lançou, em março de 2010, a segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), que incorpora ainda mais ações nas áreas social e urbana, além de mais recursos para continuar construindo a infraestrutura logística e energética para sustentar o crescimento do País. Os investimentos do PAC2 estão organizados em seis grandes eixos: Transportes; energia; cidade melhor; comunidade cidadã; Minha Casa, Minha Vida; Água e Luz para Todos.

A segunda fase do programa agrega e consolida as ações da primeira. O ritmo do PAC 2 em 2011 está em níveis semelhantes ao de 2010, ano de melhor desempenho do programa. Nos seis primeiros meses desse ano, R$ 86,4 bilhões já foram direcionados a obras por todo o Brasil.

Fonte: Pac2 – Portal Brasil.