Candelária, 27 de Julho de 2024

Formatura Escolas da Rede Municipal
22 de Dezembro de 2011

Formatura Escolas da Rede Municipal

Na noite desta terça-feira, 20, a Prefeitura Municipal, atraves da Secretaria de Educação, realizou na Comunidade da Igreja Católica Nossa Senhora da Candelária, a Celebração Ecumênica de Colação de Grau das Escolas da Rede Municipal de Ensino Fundamental: EMEF Christiano Affonso Graeff, EMEF Percílio Joaquim da Silveira, EMEF São João Batista de La Salle, EMEF São Paulo, totalizando 93 alunos.

Na mesa de honra estavam o prefeito Lauro Mainardi, a secretária de educação Maria Cristina Soares Lopes, a diretora da EMEF Christiano Affonso Graeff, Danieta Heinen, a diretora da EMEF Percílio Joaquim da Silveira, Deisi Solange Lopes de Carvalho, a diretora da EMEF São João Batista de La Salle, Miriam de Lourdes Lüdtke e a diretora da EMEF São Paulo, Eliane Knak Mueller.

As paraninfas escolhidas pelas turmas fora as professoras Grasiela do Carmo e Sandra Berenice Vargas de Moura, Nádia Alves, Juçara Jappe Doss, Luciane Aline Raimann Lüdtke, Lílian Schunke. As regentes escolhidas foram Lílian Schünke e Edenara Fernandes Guarezzi, Elisangela da Cruz de Souza, Vera Solange Jahnke, Isolete Schwantes, Adriani Feistler Schünke.

As turmas entraram logo atrás das autoridades que compuseram a mesa de honra, acompanhados pelas paraninfas e regentes. Após a execução do Hino Nacional, ocorreu a celebração ecumênica com a presença do pastor Júlio Bauer (Congregação Evangélica Luterana Cristo de Candelária), do pastor Dorival Ristoff (Comunidade Evangélica de Confissão Luterana) e do padre Antônio Bremm (Paróquia Nossa Senhora da Candelária).

Após a celebração, os alunos foram chamados para receberem os certificados de conclusão, das mãos das paraninfas e os cumprimentos das autoridades da mesa de honra.

Os pronunciamentos iniciaram com a aluna Jaqueline Cezar Tavares Freire, representando os oradores das escolas participantes. Em seguida, a representante das paraninfas, Lílian Schünke, se pronunciou em nome das demais. Representando as diretoras das escolas, Danieta Heinen fez o pronunciamento. Na seqüência foi a vez da secretária de Educação proferir algumas palavras de agradecimento e incentivo aos alunos que estavam se formando e partindo para uma nova fase de suas vidas.

Por fim, o prefeito Lauro Mainardi parabenizou a todos em suas palavras e mais uma vez, ressaltou que a educação sempre foi prioridade em seu governo, “parabéns aos pais dos alunos, que foram muito inteligentes em incentivar seus filhos a estudarem. Muitas vezes os jovens fazem falta em casa, principalmente no interior, para ajudar no afazeres e por isso, muitos pais não priorizam os estudos dos filhos, para que fiquem em casa e ajudem, mas vemos que a realidade está mudando. E isso, faz com que eu perceba que estou fazendo certo em dar atenção especial a educação”, ressaltou Mainardi.

As homenagens aos formandos ficaram por conta do Grupo de Flautas, da EMEF Christiano Affonso Graeff, coordenado por Ana Maria Schmidt e ainda, a apresentação de trompete dos alunos Augusto Schünke e Murilo Severo, da EMEF São Paulo, coordenados por Francisco Alexandre Veloso.