Candelária, 27 de Julho de 2024

Reunião do COREDE
23 de Dezembro de 2011

Reunião do COREDE

Nesta quarta-feira, 21, ocorreu o seminário sobre as Perspectivas para o Desenvolvimento Regional, realizado pelo COREDE do Vale do Rio Pardo, na UNISC em Santa Cruz do Sul.

Representando Candelária estiveram presentes o secretario de Agricultura e Meio Ambiente, Marco Treichel, o Técnico Agrícola, Emerson Pothin e os produtores rurais Gabriel Carlos Porto e Alison Goecks.

Os assuntos tratados no seminário abordaram questões sobre a Agricultura Familiar, Inovação Tecnológica e o papel dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento – COMUDES, nas discussões sobre o desenvolvimento da região.

No mesmo evento ocorreu ainda, a entrega do manual do Projeto Vitamina e dos certificados dos cursos desenvolvidos pelo Pólo de Modernização Tecnológica do Vale do Rio Pardo, nos laboratórios da UNISC.

Foram desenvolvidos os seguintes cursos:

1- Gerenciamento Financeiro da Propriedade

2- Fruticultura Agroecológica

3- Boas Práticas Fabricação no Beneficiamento de Frutas

4- Básico de GPS: Sistema de Posicionamento Global

5- Soro do Leite – Propriedades e Fisiológicas e Funcionais

O que é o Projeto Vitamina?

O projeto Redes de Referencia da Agricultura Familiar - Vitamina, implantado em sete municípios do Vale do Rio Pardo, que estão na faixa da Metade Sul, nos anos de 2010 e 2011, foi viabilizado pelo Fórum da Metade Sul tendo como órgão financiador o Ministério da Integração Nacional.

Em Candelária o projeto foi acompanhado por consultores técnicos e a propriedade recebeu um kit de equipamentos, composto por: Ordenhadeira, Roçadeira, GPS, Trator Agrícola, Microcomputador, Balança de Pesagem, Eletrificador de Cerca, Resfriador de Leite, além de mudas de figo.

O objetivo do projeto é estabelecer uma rede de produtores de leite e fruta, que vêem nessa atividade produtiva uma forma rentável de agregar renda a propriedade e diversificar a economia do interior.