Candelária, 27 de Julho de 2024

Projeto Planeta Sustentável - Recolhimento de Óleo de Cozinha
29 de Dezembro de 2011

Projeto Planeta Sustentável - Recolhimento de Óleo de Cozinha

No ano de 2009, o colégio Nossa Senhora Medianeira, sob a coordenação do professor Eudes Thieves dos Santos, deram inicio ao projeto Planeta Sustentável, que visa o recolhimento de óleo de cozinha. Neste ano, a campanha foi fortalecida com o apoio da Prefeitura Municipal, atraves da vigilância sanitária. O colégio faz o recolhimento e a vigilância fiscaliza os locais.

A equipe que integra o projeto agradece aos comerciários candelarienses, pela receptividade com relação ao projeto. O agradecimento é em função da colaboração de cada um para cuidar do meio ambiente.

Conforme explica o chefe da seção de vigilância em saúde Odilei Louzado, antes da campanha havia muitas reclamações sobre a forma de descarte do óleo, “geralmente era descartado de forma incorreta, já que as pessoas não tinham muito conhecimento do quanto agride o meio ambiente e que o mesmo deve ser descartado de forma correta”, enfatiza.

Um agradecimento especial para o Gabinete da Primeira Dama, Jussara Mainardi e para as secretarias de Obras e de Agricultura e Meio Ambiente, pelo empréstimo dos veículos para realizar o recolhimento do material e transporte do material.

Neste ano, a ação conjunta entre prefeitura e colégio resultou na primeira colocação estadual no nível de escolas, na arrecadação de óleo de cozinha e 6° na região de Santa Catarina e Paraná. O óleo recolhido é armazenado de forma correta pelo no colégio e recolhido pela Afubra, que desenvolve inúmeras ações ambientais.

No próximo ano, a campanha continua e o educandário juntamente com a Prefeitura, conta novamente com o apoio e colaboração de toda a comunidade candelariense. Tanto os que já vem ajudando e contribuindo com as questões ambientais, quanto os que têm vontade de participar.

Há um roteiro, executado a cada 15 dias. Odilei ressalta que, “passamos nos locais para o recolhimento do óleo armazenado neste período de tempo. E a campanha não pára com as férias. Porém, irá se intensificar em março, com a volta às aulas, já que a mesma, envolve a participação de alunos”, completa.

Para o próximo ano, o projeto tem novas metas, “será intensificada a campanha, hoje, são recolhidos apenas nos estabelecimentos comerciais, e a expectativa é de que seja recolhido nos endereços residenciais também”, conclui o chefe da seção de vigilância em saúde.

Quem tiver óleo de cozinha em casa para descartar, pode entrar em contato e agendar uma visita pelos fones: