Candelária, 27 de Julho de 2024

PELOTÃO MIRIM DE CANDELARIA É EXEMPLO DE PROJETO SOCIAL PARA MUNICÍPIOS DA REGIÃO
02 de Janeiro de 2012

Em agosto de 2009 uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Candelária e Brigada Militar, teve a Criação do Pelotão Mirim de Candelária, projeto que foi precursor na região, com a participação de 36 crianças inicialmente.

Hoje, o projeto serve de inspiração e modelo para a criação de outros pelotões mirins, a exemplo do de Venâncio Aires e o de Santa Cruz do Sul, recentemente lançados e que buscaram subsídios em Candelária para iniciarem seus primeiros passos. Dentre as singularidades do Pelotão Mirim de Candelária, está a Banda Comunitária, única no Estado, dentro do projeto.

Atualmente, o Projeto abrange 80 famílias, ou seja, 50 crianças de famílias do Bairro Ewaldo Prass e 30 crianças de famílias do Bairro Rincão Comprido, de 08 a 13 anos. As crianças que participam do Pelotão Mirim, integram famílias que são atendidas pelos projetos sociais desenvolvidos no município.

O projeto funciona na sede da Companhia da Brigada Militar de Candelária e desenvolve diversas atividades, tais como: Banda de Música com teoria e prática, coral, capoeira, ordem unida, adestramento de cães, danças gaúchas, escolhinha de futebol, combate às drogas (PROERD), orientação e educação sexual, educação no trânsito, educação ambiental, valores morais e éticos, fortalecimento dos vínculos familiares e também, em sintonia com as diretrizes da Brigada Militar, que são a hierarquia e a disciplina.

Os policiais mirins concorreram a 10 vagas à graduação de 2º sargentos, através de prova intelectual e física, no mês de abril, onde os melhores colocados receberam a respectiva graduação.

O Pelotão Mirim de Candelária marcou presença em diversos encontros municipais e regionais, realizando apresentações culturais e participando de competições, como o 2º Encontro de Pelotões Mirins da  Brigada Militar, realizado em outubro, na cidade de São Sepé, trazendo para Candelária o troféu de 1º lugar na classificação geral dos Pelotões. Além disso, participaram em Santa Cruz do Sul do 1º Encontro de Pelotões Mirins da Região, conquistando o 1º lugar nas premiações.

Para encerrar as atividades do ano, fizeram uma grande integração na praia de Capão da Canoa, nos dias 09, 10 e 11 de dezembro, após realizarem um pedágio para a arrecadação de dinheiro para a viagem e com o apadrinhamento de pessoas e empresas de Candelária. Ao voltarem da viagem, foram agraciados com os presentes do Papai Noel, através do Natal Solidário, no dia 15 de dezembro, na programação do Natal das Candeias. Na ocasião, todas as crianças que freqüentam os diversos projetos sociais existentes no município, totalizando 270 crianças, receberam presentes em uma bonita festa.

Os integrantes do Pelotão Mirim agradecem a todos os parceiros do projeto, que, incansavelmente e diariamente, disponibilizam recursos materiais e financeiros para que este projeto social seja plenamente desenvolvido:

Prefeitura Municipal de Candelária

Secretaria de  Assistência Social

Gabinete da Primeira Dama.

Supermercado Wolmann

Supermercado Imec

Policred

Distribuidora de Bebidas do Dudu

Canil São Francisco de Assis

Poder Judiciário

Conselho da Comunidade

Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente - CMDCA

Além destas empresas e organizações, pessoas da comunidade também apadrinharam e contribuíram para que as crianças recebessem seus presentes neste Natal.