Candelária, 27 de Julho de 2024

Prefeitura repassa verba mensal à Museu Municipal de Candelária
03 de Janeiro de 2012

Na segunda-feira, 26, a Câmara de Vereadores aprovou o Projeto de Lei 711, sancionado pelo prefeito Lauro Mainardi, que visa firmar convênio com a Malha de Proteção ao Patrimônio Cultural, o Museu Municipal Aristides Carlos Rodrigues, repassando a quantia de R$ 12 mil a serem divididos no decorrer de 2012, conforme o cronograma do Plano de Trabalho.

O repasse será utilizado nas despesas com a finalidade de fortalecer o Museu Municipal e o convênio terá a duração de um ano, a partir do dia 1º de janeiro de 2012. Para receber o valor correspondente a cada mês, necessariamente deverá ser realizada pela entidade a prestação de contas referente ao valor recebido no mês anterior, até o dia 15 do mês subseqüente, e a prestação de contas final, até 60 dias do término do período de execução do convênio.

Tendo em vista que os valores a serem repassados mensalmente foram determinados em cima de uma projeção de custo, que pode ser variável, caso estes não sejam gastos integralmente durante o mês, poderá o saldo remanescente ser utilizados nos meses subseqüentes, desde que seja dentro da mesma classificação de despesas e respeitados os limites anuais, de acordo com o Plano de Trabalho.

As despesas decorrentes do repasse ao Museu Municipal, serão cobertas por rubrica própria do orçamento, em despesas como na compra e manutenção de equipamentos eletrônicos, de som, de campo, gráficos e móveis, compra de livros, etc.

No mês de dezembro de 2011, foi encontrado mais um fóssil de um animal triássico, pertencente a um dicinodonte Jachaleria candelariensis e trata-se da mandíbula de um animal herbívoro, com menos de uma tonelada e que ganhou repercussão nacional.

Um exemplo da repercussão paleontológica de Candelária são os fósseis que já foram encontrados do Guaíbassauros, que, já viajaram para vários países para serem estudados por diversos cientistas, e cada vez mais, o município irá atrair estudiosos e turistas em função dos dinossauros. Estima-se que nos próximos três anos, cinco novas espécies sejam descobertas em solo candelariense.