Candelária, 27 de Julho de 2024

Imposto Predial e Territorial Urbano
09 de Janeiro de 2012

A Prefeitura de Candelária ainda não está disponibilizando os carnês para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2012, porém, as datas já foram definidas.

A partir da chegada dos boletos, até o dia 12 de março, o pagamento do imposto terá 10% de desconto, a exemplo do ano passado. Conforme o secretário da Fazenda, Ottmar Becker, desde 2010 a procura pelo pagamento com desconto de 10% tem sido a preferência de muitos munícipes.

A primeira parcela ou cota única, sem desconto teve data definida em 10 de abril. As demais parcelas deverão ser pagas em 10 de maio, 11 de junho e 10 de julho de 2012. Neste ano, o reajuste foi de 5.10% conforme o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M). Após o vencimento dos prazos estabelecidos para o pagamento do imposto, será feita a entrega no endereço do imóvel ou no endereço previamente indicado para o envio de correspondências.

Em 2011 foram impressos 5.106 carnês para o pagamento do IPTU, que geraria aos cofres público, 1.034.493,15 (um milhão, trinta e quatro mil, quatrocentos e noventa e três reais e quinze centavos), porém, o valor arrecadado foi de 749.665,66 (setecentos e quarenta e nove mil, seiscentos e sessenta e cinco reais e sessenta e seis centavos), ou seja, 70% do IPTU lançado foram pagos em 2011.

Neste ano, serão impressos 5.620 carnês, estimando uma arrecadação de 1.195.535,92 (um milhão, cento e noventa e cinco mil, quinhentos e trinta e cinco e noventa e dois centavos).

Os IPTU juntamente com a coleta de lixo, que são cobrados em conjunto, somam a segunda maior receita própria do município. A maior arrecadação, é a do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN), que em 2011 arrecadou 1.500,000 (um milhão e quinhentos mil reais) para Candelária.

O IPTU pode se pago na prefeitura ou em qualquer estabelecimento bancário do município.