Candelária, 27 de Julho de 2024

Posto de Saúde – Unidade Odontológica
12 de Janeiro de 2012

Posto de Saúde – Unidade Odontológica

A atual administração municipal, comandada pelo prefeito Lauro Mainardi, sempre deixou claro que as prioridades no mandato seriam a educação e a saúde. E, dessa forma, mais uma obra para atender a saúde está em fase de conclusão, realizada atraves da Secretaria de Saúde, de responsabilidade do secretário Aristides Feistler.

Trata-se da Unidade de Saúde, situada na Avenida Marechal Deodoro, e que temporariamente está no antigo prédio da Cauzzo, na Avenida Pereira Rego e chega a etapa final nos próximos dois meses. A ampliação do local foi de 42,65 metros quadrados e o total da reforma realizada foi de 243,75 metros quadrados, chegando a um montante de investimentos de 160 mil, proveniente de verbas federal (Especificidades Regionais e PAB Fixo), estadual (Desastres Ambientais) e municipal (ASPS).

O atendimento do posto será direcionado para a área odontológica. No local, ainda será instalada a Vigilância em Saúde Sanitária e Ambiental e o Conselho Municipal da Saúde.

Conforme explica o arquiteto Rafael Martin e a engenheira Andréa Priebe, responsáveis pela obra, o local terá acessibilidade para cadeirantes, atendimento odontológico em cinco salas, uma sala para a vigilância sanitária, a mudança de todo o layout de atendimento, a sala de recepção ampliada e uma sala de esterilização de materiais.

O posto de saúde contará com sete cirurgiões-dentista, cinco auxiliares de saúde bucal, um engenheira química, dois agentes administrativos, um continuo, um coordenador da vigilância, três agentes de endemias e um auxiliar de serviços gerais.

Em média são realizados no Posto de Saúde 5.600 procedimentos mês, entre eles, a ação coletiva de aplicação tópica de flúor e bochecho fluorado nas escolas urbanas e rurais, o atendimento de urgência, extrações e restaurações, atendimento e recebimentos de denúncias da Vigilância Sanitária, emissão de alvarás sanitários, fiscalização em estabelecimentos de saúde, coleta de água semanal para análise, e orientação quanto ao tratamento da água nos abastecimentos alternativos do interior do município.

O atendimento funciona com 16 fichas diárias, mais as emergenciais no modo de pronto-atendimento para adultos, o agendamento para crianças de zero a 13 anos, gestantes, idosos, hipertensos, diabéticos e portadores de necessidades especiais, um odontólogo para a área da EACS, sendo o atendimento feito por famílias referendadas e agendadas pelos agentes comunitários de saúde.

O posto terá um odontólogo realizando produção, licitações e outros serviços burocráticos e coordenando o serviço, bem como o trabalho de prevenção nas escolas com realização de palestras, atividades educativas, escovação supervisionada, aplicação tópica de flúor, palestras com pais, alunos e comunidade e elaboração de projetos. Também terá três auxiliares de consultório dentário realizando tarefas dentro do consultório, na área de prevenção, dentro do projeto do SESC, acompanhando com 23 escolas.

O Conselho Municipal da Saúde contará com equipamentos de informática, televisão LCD, e uma sala de reuniões para 20 pessoas. Todos os móveis são novos, já que toda a madeira do local, antes da reforma, estava sendo consumida pelos cupins. Foram trocados os revestimentos, o piso, os azulejos, o reboco, as esquadrias, a substituição da cobertura e as instalações elétricas e hidrosanitárias. A inauguração está prevista para o mês de março.