Candelária, 27 de Julho de 2024

Projeto “Craque, só de bola”
18 de Janeiro de 2012

No próximo dia 29, a Prefeitura Municipal de Candelária, atraves da Secretaria de Assistência Social, do Gabinete da Primeira Dama, da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e da Secretaria de Educação, irão dar inicio as atividades do projeto “Craque, só de bola”, da Escolinha Comunitária de Esportes.

O projeto será desenvolvido na quadra de esportes do Programa de Prevenção à Violência - PPV, no bairro Ewaldo Prass, aos domingos, das 15h as 18 horas. Serão abertas 200 inscrições para crianças e jovens entre 6 e 15 anos, que estejam freqüentando a escola e que não estejam participando de nenhum projeto social.

Conforme explica a secretária de Assistência Social, Leandra Sartóri, “As crianças de todos os bairros podem participar de todo e qualquer projeto desenvolvido pelo município, sejam dos bairros Ewaldo Prass, Princesa e Germânia, por exemplo, basta se inscrever na secretaria. Muitas vezes não há interesse por parte dos pais e até mesmo das crianças, então, é necessário incentivá-los”, ressalta.

O Projeto visa atender crianças e adolescentes de baixa renda, que vivem em uma realidade social de precárias condições financeiras e morais. Dessa forma, a prioridade do projeto é desenvolver nos participantes a estima pelo esporte, e, através dele, um aprendizado de valores sociais, éticos e morais, para que sejam capazes de avaliar a necessidade de manterem-se longe das drogas e assim, adquirir a melhoria na qualidade de vida deles e de suas famílias.

A secretária salienta ainda, que “as atividades realizadas em grupos, viabilizará a valorização das boas relações pessoais, indispensáveis para uma vida saudável em sociedade”. No projeto serão realizadas atividades culturais, educacionais, esportivas e lúdicas, para que dessa forma, possa ser criado um conjunto de capacidades físicas e mentais, o que proporcionará o desenvolvendo da aptidão de análise crítica, aprendizado, criatividade e execução de valores sociais e morais.

O prefeito Lauro Mainardi destaque que, “a sociedade vive um problema crônico com a epidemia do craque. É uma obrigação que os municípios, estados e o país se mobilize em ações de prevenção, principalmente  junto as crianças e adolescentes, para diminuir o problema, evitando que se espalhe cada vez mais, como vemos todos os dias nos meios de comunicação”, pontua Mainardi.

As atividades esportivas serão realizadas por categorias. Para a prática do futsal e do basquete, o Campeonato será dividido por idade/tamanho das crianças e jovens, por meio do qual serão passadas noções das regras de futebol de salão e basquete, desenvolver o espírito de equipe, estimular a competição saudável e a valorização dos esportes, através da atuação de professor de educação física.

“Através de movimentos básicos como correr, saltar e rolar, as crianças vão se desenvolver de modo que eles aprendam o equilíbrio, o ritmo, a coordenação e as noções de espaço e tempo”, enfatiza Leandra.

Além do basquete e futsal, serão realizadas aulas de Capoeira, com o objetivo fundamental de cidadania e consciência dos alunos. “Não se trata, então, de formar jogadores de capoeira, mas de auxiliar na formação de seres humanos capazes de lidar com as diferenças sociais e culturais, tornando-os cidadãos livres de preconceitos e indivíduos mais tolerantes”, pontua Leandra.

As crianças ganharão lanches que serão preparados pelas mães dos participantes, sob supervisão de um professor de educação física e um monitor de capoeira. Também, serão distribuídos para todos, o uniforme completo para a prática do futsal.

Inscrições:

Inicio: quinta-feira (19) até sexta-feira (20)

Local da inscrição: Secretaria de Assistência Social

Horário: 07h:00 às 13h:00