Candelária, 27 de Julho de 2024

Reunião do “programa Agroindústria Familiar – Sabor Gaúcho”
19 de Janeiro de 2012

Reunião do “programa Agroindústria Familiar – Sabor Gaúcho”

Na manhã desta quarta-feira, 18, ocorreu na sede da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), uma reunião entre o Poder Executivo Municipal e a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Rio Grande do Sul.

À convite do prefeito Lauro Mainardi e do secretário municipal de Agricultura, Marco Treichel, o diretor do departamento de Agroindústria Familiar, Comercialização e Abastecimento (DACA) do Governo do Estado, Ricardo Fritsch esteve no município para viabilizar a construção do Centro de Distribuição de Merenda Escolar, abastecido com a agroindústria familiar.

Estiveram presentes, o prefeito Lauro Mainardi, o secretário de Agricultura, Marco Treichel, a secretária de Educação, Maria Cristina Soares Lopes, o chefe do escritório da EMATER de Candelária, Eduardo Souza, o diretor do departamento de Agroindústria Familiar, Comercialização e Abastecimento (DACA) do Governo do Estado, Ricardo Fritsch, o coordenador regional da Participação Popular e Cidadã do Vale do Rio Pardo, Luciano Cezimbra e entidades e representantes ligados a agroindústria no município e agricultores.

O programa Agroindústria Familiar consiste em pequenas unidades beneficiadoras e transformadoras de matéria-prima pelas próprias famílias e que contribuem para o desenvolvimento local, para a manutenção das famílias no meio rural, para a produção descentralizada e diversificada e para o fortalecimento dos valores culturais, atraves do programa que irá fornecer assistência técnica, capacitação e apoio à comercialização.

Em Candelária são 200 famílias que produzem produtos e que se inserem na agroindústria familiare, produzindo alimentos que chegam à mesa dos candelarienses: pão, frutas, mel, ovo, bolacha, entre outros. Atualmente, 19.668 alunos de Candelária e região são beneficiados com alimentos oriundos da agroindústria familiar do município. O centro será construído na antiga inspetoria veterinária, situada na Av. Pereira Rego.

Conforme explica Treichel, “o projeto é de grande importância na diversificação da produção agrícola para amenizar as perdas financeiras que a cada ano vem crescendo no cultivo do tabaco”, pontua.

O objetivo do projeto é possibilitar aos agricultores familiares a agregação de valor à produção primária, melhorando a renda e as condições de vida de suas famílias, bem como, contribuir para o desencadeamento de um processo de desenvolvimento socioeconômico em nível estadual, regional e municipal que seja indutor da permanência das famílias no meio rural.

O chefe do executivo destacou a vinda de uma verba exclusiva para o projeto, que ainda não está definida, já que haverá uma contrapartida do município. O recurso foi viabilizado pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, junto ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, após a visita em setembro, de uma comitiva de Candelária, formada pelo prefeito Mainardi, pelo secretário de agricultura, Treichel, pelo Eduardo Souza e Sanderlei Pereira, representando a EMATER, pelo Adilo Schuck, representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e pelo Paulo Ubiraci Machado, professor de Técnicas Agrícolas da Escola Lepage. “Na ocasião, foi entregue ao secretário Mainardi, o projeto e a justificativa da criação do Centro de Distribuição de Merenda Escolar. O secretário Mainardi viabilizou o recurso junto ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e que já foi autorizada e em breve será liberada”, enfatiza.

O público alvo do projeto são os agricultores familiares, os assentados da reforma agrária, os pescadores profissionais artesanais, indígenas e quilombolas. O meio de financiamento será atraves do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) e poderão ser destinados à implantação, reforma ou ampliação das instalações à aquisição de equipamentos e ao capital de giro para as agroindústrias familiares.

O valor do PRONAF para a Agroindústria tem o limite de R$ 50 mil por proponente, com prazo de pagamento de até 10 anos, a carência de até 3 anos e a taxa de juros de 2% ao ano. Já para os alimentos, o limite do PRONAF é de R$ 130 mil por proponente, os prazos e o percentual são os mesmos.

Os integrantes do programa irão receber assistência técnica na elaboração e no encaminhamento de projetos financeiros, sanitários e ambientais para a implantação da agroindústria familiar, o financiamento para investimentos e capital de giro, a disponibilização de material técnico e a qualificação profissional para agricultores familiares e entidades parceiras.

O programa desenvolve ainda, a autorização para o uso do selo “Sabor Gaúcho” e apoio à comercialização dos produtos das agroindústrias familiares em feiras, pontos de venda de agricultura familiar, mercados institucionais, atacadistas e varejistas.

Os agricultores familiares que tiverem interesse em participar do programa, devem procurar o escritório municipal da EMATER.