Candelária, 27 de Julho de 2024

Projeto “Craque, só de bola”
03 de Fevereiro de 2012

Projeto “Craque, só de bola”

No último domingo, 29, ocorreu o lançamento do projeto “Craque: Só de Bola” da Escolinha Comunitária de Esportes, na quadra de esportes do Programa de Prevenção à Violência - PPV, no bairro Ewaldo Prass. A idealização do projeto é da Prefeitura Municipal de Candelária, atraves da Secretaria de Assistência Social, do Gabinete da Primeira Dama, da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e da Secretaria de Educação. Todos os domingos, das 15h:00 às 18h:00 serão realizadas atividades esportivas de futsal, basquete e a capoeira.

Estiveram presentes na ocasião o prefeito Lauro Mainardi, acompanhado da primeira dama, Jussara Mainardi, a secretária de Assistência Social, Leandra Sartori, o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Jorge Mallmann, o secretário de Obras, Júlio Christmann, o secretário de Saúde, Aristides Feistler, o secretário de Agricultura, Marco Treichel, o secretário da Fazenda, Ottmar Becker, representantes da Câmara de Vereadores, da igreja Quadrangular, da Brigada Militar, as crianças e suas famílias.

Foram abertas 200 vagas para o projeto, que atingirá crianças entre 6 e 15 anos, que estejam freqüentando a escola e que não estejam participando de nenhum outro projeto. O Projeto visa atender crianças e adolescentes de baixa renda, que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social, financeira e moral.

Conforme explica a secretária de Assistência Social, Leandra Sartori, “a prioridade do projeto é desenvolver nos participantes a estima pelo esporte, e, através dele, um aprendizado de valores sociais, éticos e morais, para que sejam capazes de avaliar a necessidade de manterem-se longe das drogas e assim, adquirir a melhoria na qualidade de vida deles e de suas famílias”, enfatiza.

A secretária salienta ainda, que “as atividades realizadas em grupos, viabilizará a valorização das boas relações pessoais, indispensáveis para uma vida saudável em sociedade”.

No projeto serão realizadas ainda, atividades culturais, educacionais, esportivas e lúdicas, para que dessa forma, possa ser criado um conjunto de capacidades físicas e mentais, o que proporcionará o desenvolvendo da aptidão de análise crítica, aprendizado, criatividade e execução de valores sociais e morais.

O prefeito Lauro Mainardi destacou em seu pronunciamento, que o craque é um problema crônico, uma epidemia que assola as sociedades do mundo. “Se proporcionarmos opções para nossas crianças e adolescentes, certamente não procuraram as drogas. É necessário que as famílias se unam e participem, é muito triste ver os jovens roubando dentro da própria casa”, ressalta Mainardi

O chefe do executivo saliente ainda que, “é uma obrigação que os municípios, estados e o país se mobilizem em ações de prevenção, somente prevenindo podemos amenizar a devastação das drogas”, pontua Mainardi.

As atividades esportivas serão realizadas por categorias. Os esportes praticados no projeto será o basquete e o futsal, ministrado por um professor de educação física. Com a prática das atividades esportivas, as crianças desenvolvem o espírito de equipe, são estimuladas a competição saudável e a valorização dos esportes, através da atuação.

“Através de movimentos básicos como correr, saltar e rolar, as crianças vão se desenvolver de modo que eles aprendam o equilíbrio, o ritmo, a coordenação e as noções de espaço e tempo”, enfatiza Leandra.

Além do basquete e futsal, serão realizadas aulas de Capoeira, com o objetivo fundamental de cidadania e consciência dos alunos. “Não se trata, então, de formar jogadores de capoeira, mas de auxiliar na formação de seres humanos capazes de lidar com as diferenças sociais e culturais, tornando-os cidadãos livres de preconceitos e indivíduos mais tolerantes”, pontua a secretária.

As crianças ganharão lanches que serão fornecidos pela prefeitura e preparados pelas mães dos participantes. As crianças também ganharão uniformes para a prática do futsal.

Inscrições:

Falar com: Ricardo Ellwanger

Documentação: Documento de identificação (certidão de nascimento ou identidade)

Local da inscrição: Centro Social Amigo da Criança

Horário: 08h:00 às 12h:00