Universitários conhecem a Rede SUS de Candelária
09 de Fevereiro de 2012

Universitários conhecem a Rede SUS de Candelária

Na manhã desta quarta-feira, 8, ocorreu no auditório da Associação do Comércio e Indústria de Candelária (ACIC), atividades do projeto “VER-SUS Brasil/ Cies 13 – Vivências e estágios na realidade do Sistema Único de Saúde (SUS)” e contou com a presença de 24 acadêmicos dos cursos de Direito, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Psicologia e Odontologia de universidades gaúchas.

Para a recepção dos alunos esteve presente o secretário municipal de Saúde, Aristides Feistler, os profissionais e coordenadores da área da saúde em Candelária. O projeto está sendo realizado pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), porém, também participam alunos da Ufrgs, UFSM de Santa Maria e de Palmeira das Missões, URI de Santiago e Univates.

Neste ano os universitários estão visitando os serviços de saúde nas cidades de Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Candelária. O encontro iniciou pela manhã com a apresentação dos estudantes, após, houve uma exposição sobre a estrutura e funcionamento da Secretaria Municipal de Saúde, a explanação das coordenações de saúde e as visitações no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), no ESF III Rincão Comprido, na Farmácia Municipal, na pediatria, no PAM, na administração da secretaria de Saúde, na Unidade Móvel e na Unidade de Recuperação de Dependentes Químicos do Hospital Candelária.

Os estudantes estão alojados em salas de aula da universidade e durante o dia percorrem a rede de saúde dos três municípios, conhecendo e avaliando os serviços do SUS, próprios e conveniados, a gestão e, o controle e movimentos sociais. Na parte da noite, todos se reúnem em uma roda de bate-papo para discutir, analisar e refletir sobre a realidade do sistema de saúde no Brasil.

Conforme destaca o secretário Feistler, “esse projeto é de grande importância para os acadêmicos, pois, busca mostrar a vivência com a idéia crítica e serve como uma experiência interdisciplinar e de interfaces para os estudantes que participam. Somente conhecendo a realidade os alunos entenderão como é o funcionamento das ações de saúde pública, pois eles serão os futuros profissionais da área”, conclui.