Roteiro de Gastronomia Sabores Coloniais de Candelária – Festival das Massas
09 de Fevereiro de 2012

Roteiro de Gastronomia Sabores Coloniais de Candelária – Festival das Massas

Repetindo o sucesso de 2011, no domingo, 12, inicia mais uma edição do Roteiro de Gastronomia Sabores Coloniais de Candelária, com o Festival das Massas na localidade de Linha Passa Sete. O evento é uma idealização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e da Emater/Ascar e nesta edição contará com o apoio do Grupo de Mulheres do Centro Comunitário do Horto Medicinal.

No último dia 26, ocorreu a capacitação nesta etapa, com pratos à base de massas, ministrados pela facilitadora Renete Maria Menegazzi, da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Sobradinho. Esta que é uma das idealizadoras dos já conhecidos Festivais de Gastronomia no município vizinho.

Alem de ensinar o feitio dos pratos, também colocou a importância da valorização cultural e histórica e na preservação dos costumes locais, além dos cuidados com a higiene, atendimento, entre outros.

O roteiro que foi um sucesso absoluto em todas as suas edições, com o Festival do Arroz, das Carnes e do Chucrute, do Churrasco, da Cuca e da Lingüiça e do Porco no Rolete.

O projeto foi desenvolvido visando o desenvolvimento de Candelária, a diversificação da economia local, frente as dificuldades enfrentadas na agricultura atualmente e da valorização das identidades do interior do município, explorando um dos pontos altos, que é a gastronomia típica rural.

Além da típica gastronomia rural que são deliciosamente apresentadas em cada festival, os eventos contam ainda, com apresentações artísticas locais. Nesta edição a apresentação será do CTG Sentinela dos Pampas e do Grupo Freundenkreis.

O cardápio terá diversos tipos de massas: massa caseira (tipo larga), massa (tipo canudo), espaguete, lasanha de frango, carne e legumes, rondelli (massa recheada), kleases (massa alemã), molhos diversos, galeto, maionese de massa maionese de batata, arroz branco, saladas diversas e cucas.

Conforme explica o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Jorge Mallmann, um dos objetivos é tornar o Roteiro Gastronômico Sabores Coloniais, em um evento tradicional e dessa forma, atrair visitantes para Candelária, para que conheçam e prestigiem as potencialidades locais, dentre elas a gastronomia, e assim, fortalecer a economia do município.

Ressalta-se ainda, a integração entre cidade e interior, já que muitas pessoas prestigiam o evento, que em todas as edições ficou lotado. Em 2012 o Roteiro terá 10 edições com o Festival das Massas, do Costelão, o Café Colonial, Galinha Colonial e Feijão, do Arroz, das Carnes e do Chucrute, da Cuca e da Lingüiça, do Churrasco, do Porco no Rolete e por fim, o do Peixe.

Ingressos:

- 400 Adultos

Antecipados R$10,00 | No Dia R$13,00

- 50 Crianças - Idade 06 A 12 Anos

Antecipados R$5,00 | No Dia R$7,00

Calendário Roteiro Gastronômico Sabores Coloniais:

- 12 de fevereiro (domingo): Festival das Massas – Linha Passa Sete

- 11 de março (domingo): Festival do Costelão – Pinheiro

- Abril: não será realizado

- 26 de maio (sábado): Festival do Café Colonial – Vila Botucaraí

- 03 de junho (domingo): Festival da Galinha Colonial e do Feijão – Serra

- 14 de julho (sábado): Festival do Arroz – Linha Palmeira