Projeto Hortas Comerciais planeja ações para 2012
09 de Fevereiro de 2012

Projeto Hortas Comerciais planeja ações para 2012

Na manhã desta terça-feira, 7, ocorreu na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a reunião com os participantes do projeto Hortas Comerciais. Cerca de 30 produtores de diversas localidades fizeram uma avaliação das atividades de 2011, discutiram a respeito do planejamento de ações para o ano de 2012, que inclui a construção de 10 estufas, que serão edificados pelos próprios produtores rurais em mutirões. Duas estufas já estão prontas desde o ano passado. Outro assunto debatido foi a questão da seca no município, que está prejudicando a produção das hortaliças.

A iniciativa do programa Hortas Comerciais foi uma idealização da Prefeitura Municipal de Candelária, através das secretarias de Agricultura, de Assistência Social, do gabinete da primeira dama, do Sicredi, da Central dos Agricultores de Candelária (Ceacan) e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

O projeto Hortas Comerciais foi inspirado na Cartilha Caprichando a Moradia da Cooperativa Habitacional da Agricultura Familiar (COOHAF), há cerca de dois anos. Segundo Mara Fagundes, uma das coordenadoras dos trabalhos realizados na horta pelos produtores, juntamente com Hardi Richardt e Zoni Porto Rebber, “o objetivo para o desenvolvimento da Horta Comercial ocorreu em função da diversificação da agricultura, especialmente do tabaco”, enfatiza. Além da diversificação, também são contemplados a geração de trabalho e renda e a inclusão produtiva, conforme destaca Leandra Sartori, secretária de Assistência Social.

O produtor rural Everson Ricardo Machado, morador da localidade Rincão das Siqueiras destaca que, “deixei de plantar mil pés de fumo para investir na produção de hortaliças e com isso tive 100% a mais de lucro, além de poder plantar três vezes por ano na mesma área e garantir uma renda mensal”, comemora. O agricultor produz repolho, ouve-flor e alface e comercializa nos mercados locais. “Os ganhos são muito bons, o suficiente para o sustento da casa”, conclui Machado.

Quando o projeto iniciou, poucos produtores participavam, porém, hoje é bem diferente: são 104 hortas, das quais 22 abastecem os mercados da cidade e participam da feira local, que ocorre todas as sextas-feiras, a partir das 8h, na praça Alberto Blanchardt da Silveira.

O Prefeito Lauro Mainardi comemora mais uma parceria que deu certo entre Plantadores, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e prefeitura municipal: "é preciso cada vez mais investir na diversificação de culturas no nosso município para que a geração de renda não fique concentrada apenas na monocultura do fumo", enfatiza o chefe do executivo.

Através da prefeitura e do sindicato, foi viabilizada a comercialização junto aos mercados. O executivo ainda fornece carro para o transporte das hortaliças, funcionários, sementes e instruções técnicas por meio de um técnico agrícola. Os produtos são comercializados nos supermercados Imec, Rede Super (Único), Wollmann, Popular, Portela e VS, além da fruteira Só da Roça. Os agricultores vendem suas hortaliças através dos blocos de produtores rurais.

Odila Schürer, produtora rural da localidade de Alto Passa Sete, participa do projeto desde sua implantação e lembra que soube dele nas reuniões de agricultores. Odila planta repolho, rúcula, beterraba, couve-flor, entre outras qualidades e as vende nos supermercados Imec, VS, Popular e na feira local. Odila ressalta que, “a demanda é maior do que a plantação”.

Há um ano participando do projeto das Hortas Comerciais, a produtora rural Angela da Silva Cesar, da localidade de Capão Claro entrega repolho, alface, beterraba, rabanete e cenoura para o supermercado Imec e faz feira na sua localidade. A agricultora soube do programa em uma rádio local e hoje toda a sua família auxilia no cultivo dos produtos. Sua demanda é maior do que a produção, mesmo assim Angela está feliz, e diz “é gostoso de trabalhar com as hortaliças, é tudo colorido, é muito gratificante” pontua a produtora.