Chococande 2012 tem primeira reunião
10 de Fevereiro de 2012

Chococande 2012 tem primeira reunião

Na manhã desta quarta-feira, 8, na secretaria de Assistência Social, ocorreu a primeira reunião para discutir a 2ª edição da Feira do Chocolate Caseiro e do Artesanato de Candelária, a Chococande. A idealização é da Prefeitura Municipal, através do Gabinete da Primeira Dama, das secretarias de Assistência Social e Turismo, Cultura e Esporte, com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Emater/Ascar.

Estiveram presentes na ocasião a primeira dama, Maria Jussara Mainardi, a secretária de Assistência Social, Leandra Sartori, o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Jorge Mallmann, a turismóloga, Ingrid Petry Kinukawa, a representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Mara Fagundes, representante da Emater/Ascar, Elaine Skolaude, a assistente social, Claire Serena e a representante do grupo Horto Medicinal, Iria Faber.

A feira foi criada em 2011 para acrescentar mais uma atração à celebração da Páscoa em Candelária o que ainda, proporcionou aos grupos de mulheres rurais uma alternativa de renda. No ano passado 21 grupos de mulheres rurais produziram e venderam chocolates na Chococande, mais de 12 mil itens foram comercializados na primeira edição da feira, que contabilizou ótimos negócios.

Na reunião desta manhã foram discutidas as ações de cada entidade participante do projeto, a definição das atrações culturais e os valores destinados à festa. Segundo Leandra Sartori, secretária municipal de Assistência Social, “O Projeto da Chococande é mais uma iniciativa da secretaria de Assistência Social e do Gabinete da Primeira Dama para proporcionar a inclusão produtiva e a geração de trabalho e renda às comunidades do interior do nosso município, através dos grupos organizados de mulheres rurais, devido à necessidade de alternativas de renda em substituição a cultura do fumo", enfatiza Leandra.

O secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Jorge Mallmann ressaltou a importância da feira dizendo que ela “é uma nova marca que nós estamos criando para Candelária”. Em 2012 a Chococande ocorrerá entre os dias 28 de março a 1º de abril, mesmo período em que também será realizada a Feira do Livro do município.