Carteiras de trabalho tem novo sistema
10 de Fevereiro de 2012

Está instalado desde o final do ano passado um novo sistema de carteiras de trabalho, exigido pelo Ministério do Trabalho para todos os municípios do Rio Grande do Sul, no qual o trabalhador não necessita apresentar foto 3x4 para fazer seu documento.

Candelária foi o primeiro município da região central do estado a utilizar este sistema, com o qual a pessoa tem sua foto tirada na hora da confecção da carteira de trabalho, com o uso de uma webcam. Para a instalação da nova aparelhagem, que inclui uma webcam, um coletor de digitais e uma mesa digitalizadora, a Prefeitura Municipal de Candelária investiu cerca de 1500 reais.

Segundo o diretor do Sine de Candelária, Jorge Willian Feistler, “antes deste sistema existir, muitas vezes o trabalhador chegava para fazer seu documento e não trazia foto, devido ao custo deste material. Com o novo sistema, porém, a fotografia é tirada na hora, com o auxilio da webcam, sem custo adicional para a pessoa” enfatiza Jorge.

O Sine informa que as carteiras de identidade não estão sendo confeccionadas em função de férias da funcionária responsável, tendo em vista que ela é a única pessoa credenciada pelo FGTAS. A partir de quinta-feira o serviço volta a funcionar normalmente.