Grupos de mulheres rurais participam de reunião da II Chococande
17 de Fevereiro de 2012

Grupos de mulheres rurais participam de reunião da II Chococande

Na manhã desta terça-feira, 14, ocorreu, no Centro Social Amigo da Criança, junto à cozinha comunitária, a reunião com os grupos de trabalhadoras rurais que participaram da fabricação de chocolates na I Chococande, em 2011 e que estarão presentes na 2ª edição do evento.

Estiveram presentes na ocasião, o prefeito municipal, Lauro Mainardi, a primeira dama Maria Jussara Mainardi, a secretária de Assistência Social, Leandra Sartori, a turismóloga do Município, Ingrid Petry Kinukawa, a representante da Emater/Ascar, Elaine Skolaude e o diretor de Turismo, Cultura e Esporte, Jorge Freitas e a representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Mara Fagundes além de cerca de 70 representantes dos 21 grupos de trabalhadoras rurais que participaram da 1ª Chococande.

Na abertura da reunião, o prefeito Lauro Mainardi enfatizou a importância de projetos como a Chococande para a geração de renda das famílias do interior, “é geração de renda e emprego, além de entrosamento e amizade que se faz no decorrer de cada evento como este”.

No encontro foi assinado um Termo de Compromisso referente aos direitos e deveres dos confeiteiros e expositores, além de serem abordados assuntos como a melhoria da estrutura da cozinha que será utilizada para a fabricação de chocolates.

Nos dias 3 e 4 de março ocorre o curso de capacitação para as mulheres que participarão da produção de chocolates, durante os períodos da manhã e da tarde e no dia 9 de março inicia a produção do doce. Segundo a primeira dama, Maria Jussara Mainardi, “a Chococande é um projeto social que visa melhorar a qualidade de vida das pessoas que nele trabalham”.

A Feira do Chocolate Caseiro e do Artesanato de Candelária - Chococande foi criada em 2011 para acrescentar mais uma atração à celebração da Páscoa em Candelária, além de proporcionar aos grupos de mulheres rurais uma alternativa de renda.

A Chococande ocorrerá junto com a Feira do Livro de Candelária, entre os dias 28 de março e 1ºde abril. Espera-se que a união dos eventos traga um aumento de público.

A intenção da Comissão Organizadora do evento, que tem como promotora a Prefeitura Municipal de Candelária, através das secretarias de Turismo, Cultura e Esporte, Assistência Social e do Gabinete da Primeira Dama e conta ainda com o apoio da Emater/Ascar e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, é de que 100 pessoas participem da fabricação de chocolates. Por esse motivo até sexta-feira, 17, serão aceitas inscrições de pessoas participantes de grupos de mulheres rurais interessadas em trabalhar na festa. Estas inscrições podem ser feitas na Assistência Social pela manhã dás 7h:30 min às 11h: 30min e no período da tarde dás 13h:00 às 17h:00.

Em breve será divulgada a programação completa do evento.