Festival das Massas é um sucesso
17 de Fevereiro de 2012

Festival das Massas é um sucesso

No último domingo, 12, ocorreu na Linha Passa Sete, o primeiro evento do Roteiro Gastronômico Sabores Coloniais 2012, o Festival das Massas. A antiga Cooperativa Passa Sete recebeu cerca de 350 pessoas, que saborearam deliciosa comida, além de prestigiar atrações artísticas.

Estiveram presentes na ocasião o prefeito em exercício, Rui Beise, o secretário de Turismo, Cultura e Esportes, Jorge Mallmann, a secretária de Assistência Social, Leandra Sartori, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Marco Treichel, o secretário de saúde, Aristides Feistler, a princesa do município, Sabrina Kohl, os representantes da Emater/Ascar, Sanderlei Pereira e Elaine Skolaude, a gerente do banco Sicredi, Elaine Lopes, os participantes do Centro Comunitário do Horto Medicinal Girassol, os vereadores Alan Wagner e Flamarion Galleto e a comunidade em geral.

O secretário Jorge Mallmann iniciou a solenidade enfatizando que o Roteiro Gastronômico Sabores Coloniais é uma realização da Prefeitura de Candelária, através da secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e da Emater/Ascar. Segundo ele, “na busca do desenvolvimento de Candelária e da melhoria da qualidade de vida da sua gente, foi percebida a necessidade de valorizar a identidade cultural das comunidades do interior do município e uma das marcas mais características da zona rural de Candelária é, sem dúvida, a gastronomia típica que se formou a partir da influencia das diferentes etnias identificadas aqui”. Mallmann afirmou ainda, que a promoção foi proposta com o intuito de integrar as comunidades do interior do município com a população da cidade.

Em sua fala o representante da Emater/Ascar, Sanderlei Pereira, agradeceu a presença da comunidade e parabenizou a administração municipal pela valorização da cultura do município, e reconheceu o esforço da equipe da Emater em conjunto com a comunidade local. Jorge Mallmann agradeceu a parceria do Sicredi, que patrocinou a capacitação das mulheres para a fabricação das massas. Iria Faber, representante do Centro Comunitário Horto Medicinal Girassol, agradeceu as companheiras do grupo, ao Sicrede, a Emater/Ascar, a prefeitura municipal.

O Grupo Freundenkreis, de música alemã, animou a chegada e o almoço dos visitantes. O cardápio contou com diversos tipos de massas: massa caseira (tipo larga), massa (tipo canudo), espaguete, lasanha de frango, carne e legumes, maionese de massa, rondelli (massa recheada), kleases (massa alemã), cucas, além de galeto, maionese de batata, arroz branco, saladas diversas e molhos diversos. Após o almoço foi servida a sobremesa, que contou com sagu, pudim e diversas compotas de frutas.

O prefeito em exercício Rui Beise saudou os presentes e homenageou o grupo Freundenkreis e o CTG Sentinela dos Pampas. Segundo Rui, “se tem uma coisa sagrada no mundo é o alimento que o cidadão, a cidadã, o trabalhador colocam na mesa para sustentar sua família. Quero agradecer ao grupo Horto Medicinal Girassol, da localidade de Passa Sete, pelo excelente almoço oferecido a todos os presentes”.

No ano em que comemora 55 anos de tradicionalismo, o CTG Sentinela dos Pampas, o centro mais antigo da 5ª Região Tradicionalista, foi ovacionado pelo público, através da apresentação da Invernada Artística Adulta, que apresentou danças e a chula. Segundo Jorge Mallmann, “ser gaúcho é trazer no peito o amor e o grande orgulho por ter nascido nessa terra, a mesma de Sepé”.

Segundo Elaine Skolaude, representante da Emater/Ascar, foram servidos 350kg de comidas entre massas e galetos, dentre os quais, 180kg foram massas. A secretária Leandra Sartori, parabenizou o evento, “maravilhosa festa. Foi tudo perfeito, as atrações artísticas, a alimentação, tudo ótimo. A comunidade de Passa Sete está de parabéns. Este projeto dá às comunidades do interior uma alternativa de geração de renda”.

O projeto Roteiro Gastronômico Sabores Coloniais foi desenvolvido visando o desenvolvimento de Candelária, a diversificação da economia local, frente às dificuldades enfrentadas na agricultura atualmente e da valorização das identidades do interior do município, explorando um dos pontos altos, que é a gastronomia típica rural. Um dos objetivos é tornar este projeto em um evento tradicional e dessa forma, atrair visitantes para Candelária, para que conheçam e prestigiem as potencialidades locais, e assim, fortalecer a economia do município.

Para finalizar a solenidade do evento, Jorge Mallmann ressaltou que “a cultura educa e deixa as pessoas mais felizes”.