Assinatura de Contrato de Pavimentação em Candelária
29 de Fevereiro de 2012

Assinatura de Contrato de Pavimentação em Candelária

Na noite desta segunda-feira, 27, ocorreu no Bar da Bolinha, o ato de assinatura do contrato de pavimentação para as ruas Silvio Pinto, Daltro Filho e Herculano Manoel Ferreira. Os recursos são oriundos do Programa de Aceleração ao Crescimento - PAC 2 - do Governo Federal e ultrapassa a marca de 2 milhões para investimentos em obras de pavimentação, construção de calçadas, sinalização e drenagem, do qual, no estado, somente 13 municípios foram contemplados e Candelária é um deles.

Na ocasião estiveram presentes o prefeito Lauro Mainardi, o vice, Rui Beise, os secretários municipais Paulo Butzge (Administração), Jorge Mallmann (Turismo, Cultura e Esporte), Ilo Moraes (Indústria, Comércio e Habitação), Marco Treichel (Agricultura e Meio Ambiente) e Bernardo Rizzi (Planejamento), o engenheiro civil responsável pela obra, Roberto Waechter, o vereador Alan Wagner, o gerente da Caixa Econômica Federal, Paulo Roberto Görck, representantes de entidades e os moradores da localidade.

Conforme explicou o Secretário do Planejamento, Bernardo Rizzi, mestre de cerimônias da ocasião, “a parte do projeto com relação à engenharia, para as obras de infraestrutura urbana foram aprovadas em 2010”. No ano passado, explica Rizzi, foram encaminhados através da Secretaria da Fazenda, os relatórios fiscais e financeiros do município para a análise da Caixa Econômica Federal e da Secretaria Nacional do Tesouro (SNT), para a verificação da capacidade de endividamento do município.

Em janeiro deste ano, a SNT aprovou o financiamento, “Candelária está habilitada a receber os recursos que possibilitarão a execução das obras de pavimentação, por isso, reunimos os moradores dos locais onde serão pavimentados para participarem da assinatura do contrato”.

O prefeito Lauro Mainardi em seu pronunciamento destacou que há ainda, mais 2 milhões sendo viabilizados pelo PIMES, que também serão investidos em pavimentação na área urbana do município.

O gerente da Caixa relata que em três anos, período que está à frente do banco no município, já assinou junto com Mainardi inúmeros contratos, porém destaca “este contrato é especial, não somente pelo valor em si, que passa de 2 milhões, mas pela amplitude dele e pelos benefícios que traz, este certamente é o mais importante que assinei”.

Conforme Görck, a liberação do recurso pode ser atribuída ainda, além da análise do crédito, à estrutura e elaboração do projeto e ao crédito que a prefeitura tem, “um financiamento nessas condições é excelente, podemos chamar de uma antecipação do futuro. A Prefeitura está com as contas em dia, tem capacidade de pagamento e de assumir um compromisso como este, caso que muitas prefeitura não tem esta condição”, destaca o gerente da CEF, que ainda enfatiza, que o projeto passou pelo Tesouro Nacional em Brasília e foram avaliados os números aprovados pela Caixa Federal com relação a capacidade de pagamento. Candelária além de ser um dos 13 municípios a receber este recurso no estado, também é o único da Gerência Executiva do Desenvolvimento Urbanístico - GEDUR de Santa Maria, entre 72 que foi selecionado e contemplado com o recurso.

A aposentada Florentina Gularte é moradora da Herculano Manoel Ferreira há 10 anos e destaca que, “vai melhorar. Não terá mais aquela poeira que vai para dentro de casa, até mesmo para caminhar na estrada será melhor”, afirma.

O prefeito ressaltou a necessidade de melhorias que Candelária carece desde sua emancipação e, afirma ainda, não ter medo de investir, mesmo que seja de forma financiada e parcelada, “não se pode ter medo, nem susto. O município hoje, tem capacidade de endividamento, tem credibilidade e temos que aproveitar isso”, salienta. O chefe do executivo afirmou que fará a tentativa de abrir três licitações para que as obras das ruas iniciem e terminem juntas e o quanto antes.

No ato da assinatura, dois dos moradores da localidade, Gelli Rodrigues dos Santos e Derli Linhar, foram convidados por Mainardi, para assinar o contrato junto com o prefeito e o gerente da Caixa, representando a comunidade, “é apenas para reforçar que a comunidade está dando aval para que essa obra e esse recurso possa aportar no município, é como se todos os moradores estivessem assinando junto este projeto”, conclui.

Uma das testemunhas que assinou o contrato, Gelli é morador da Daltro Filho e possui estabelecimento comercial há 10 meses no local, se diz satisfeito com a pavimentação, “Estou achando muito bom, quando eu vim para cá era caminho de roça e agora somos contemplados com essa grande melhoria. Todas as vezes que cheguei à prefeitura para solicitar melhorias sempre fui bem atendido”, ressaltou.

A dona de casa Áurea Pereira, moradora da Rua Silvio Pinto, tinha a reclamação de que, principalmente no inverno as ruas se tornavam um verdadeiro barral, “estou junto com esta ação, vai melhorar 100%. Temos crianças em casa e o trajeto da escola no período de chuvas ficava complicado”, afirma.

O valor investido na Rua Daltro Filho será de R$ 671.902,50, em uma extensão de 526,38 metros, a Rua Silvio Pinto terá investimento de R$ 1.116.813,75, com extensão de 907,5 metros e por fim, a Rua Herculano Manoel Ferreira, com investimento aplicado de R$ 249.613,75 e extensão de 301,17 metros. O total dos recursos investidos será de R$ 2.038,330.

O comerciante, Cristiano Ratdke exalta a melhoria “Esse projeto é maravilhoso. Tenho meu comércio aqui há 11 anos e é uma poeira terrível, agora vai valorizar muito mais as moradias e aposto inclusive, que o movimento do mercado também irá aumentar devido ao aumento do fluxo”, o comerciante ressalta como exemplo, a Rua Garibaldi, que depois de anos foi contemplada com a pavimentação e os moradores estão satisfeitos com as bem feitorias e a valorização do local.