Dia Internacional da Mulher tem comemoração especial
12 de Março de 2012

Dia Internacional da Mulher tem comemoração especial

Durante toda a quinta-feira, 8, mais de 700 pessoas participaram da festividade do Dia Internacional da Mulher, realizada no Parque de Eventos Municipal Itamar Vezentini. A Prefeitura Municipal de Candelária, através da Secretaria de Assistência Social e o Gabinete da Primeira Dama, juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a Emater, disponibilizou aos diversos grupos de mulheres rurais e a sociedade em geral uma programação variada.

Para iniciar as atividades, a secretária de Assistência Social, Leandra Bitencour Sartori, falou às mulheres em nome da Prefeitura Municipal de Candelária, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a Emater, “a terra é feminina. A água, a árvore, a criança, a mulher, a vida. A consciência é uma palavra feminina. A ação, a atitude, a audácia e nesse universo de palavras e riquezas femininas também encontramos a responsabilidade. Nós mulheres somos abençoadas com o dom da criação. Pois você mulher, que pensa com o coração, age com a emoção e vence pelo amor, e assim, a cada novo dia, em cada ação, você encontra uma nova oportunidade de alcançar o que temos de mais precioso nessa vida, a felicidade”.

Logo após, o representante da Emater, Eduardo Sousa, destacou que “a mulher é muito mais importante do que nós homem, pois toca toda a família, a vida em si”. Juarez da Rosa Candido, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, transmitiu a todas as mulheres os parabéns pelo Dia Internacional da Mulher.

A Primeira Dama de Candelária, Maria Jussara Mainardi, emocionou-se ao cumprimentar as mulheres, “falar com sensibilidade, com amor e com o coração que vocês são a razão de tudo, são frágeis, mesmo sendo fortes, vocês são fortaleza do lar, são a ternura, a doçura, são o alicerce, a base. Um lar verdadeiro se constitui de uma mulher, um “mulherão”, aquela que vai na lavoura, que vai na escola, que vai pro hospital, que vai para a farmácia, ajudar a construir um mundo melhor”.

Lauro Mainardi, prefeito Municipal de Candelária saudou às mulheres e disse “a mulher é grande quando ela é como vocês, que dorme tarde e acorda cedo para tirar o leite da vaca. É aquela que vai para a lavoura auxiliar na colheita, que dirigi trator, automóvel e caminhão, que abre a loja, que passa a noite embalando o filho doente, que dá carinho, que dá afago. Se não fosse pela mulher, nós não existiríamos. É teu amor, é o teu coração, é a tua bondade, é o teu carinho, que mantém o planeta”.

Encerrados os pronunciamentos, ocorreu uma bênção ecumênica, com representantes de três congregações encontradas no município, o padre Antônio, da Igreja Católica o pastor Júlio da Igreja Evangélica Luterana e o pastor Henrique da Igreja Evangélica de Confissão Luterana. Após, houve um painel, com o tema: Mulher em foco – A influência da Participação da Mulher na Sociedade e na seqüência ocorreu a apresentação do III Encontro dos Projetos Sociais de Candelária.

Na parte da tarde os mestres de cerimônia foram o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jorge Mallmann e a secretária de Assistência Social, Leandra Sartori. Para iniciar as atividades, Jorge salientou que “o 8 de março não é comemorado a toa. Houve toda uma história de luta, batalha. Muitas mulheres tem tripla jornada, são mães, esposas e donas de casa”.

Durante a tarde ocorreu a 2ª edição do baile de escolha da rainha, princesas e simpatia da mulher rural de Candelária. Desfilaram 20 mulheres de diferentes localidades do município, todas vinculadas a grupos de mulheres. A representante do grupo “Lutar e vencer”, da Picada Escura, Angelita de Vargas Bastos foi escolhida Rainha da Mulher Rural 2012. As princesas são Fabiélle Dutra, representante do grupo “Arte e Riso”, da Vila Fátima e Valéria Boeck, que participa do grupo “Flor do Campo”, da localidade de Sanga Funda. A senhora Nilsa Glaci Goelzer Gewehr, do grupo “Horto Medicinal Girassol”, do Passa Sete foi escolhida a Simpatia.

Durante a tarde ocorreram apresentações artísticas e culturais e um baile com animação do grupo Garotos dos Sonhos.