Ir para o Conteúdo

Candelária, 28 de Julho de 2024


Notícias

Candelária imune contra a dengue
12 de Março de 2012

A Prefeitura de Candelária, através do setor de Vigilância Sanitária vem desenvolvendo o trabalho de prevenção e combate da dengue no município. Conforme Odilei Vargas, há quatro anos não existe nenhum registro oficial de casos da doença em Candelária.

           A cada 15 dias são feitas visitas em pontos estratégicos como em borracharias, depósitos, locais onde possivelmente tenha foco, “Candelária está imune e continuará se tiver a colaboração dos moradores”, garante Vargas. Além da vistoria regular, a equipe implantou armadilhas, onde são colocados recipientes com água parada para que as larvas se reproduzam e posteriormente, é recolhido, são realizadas análises das larvas para a verificação e certificação de que realmente pertençam ao aedes aegypti e, estão espalhadas pelo perímetro urbano e recebem vistoria regularmente “até hoje, os resultados sempre foram negativos”, aponta.

            O verão é a estação mais propensa à procriação do mosquito, porém, Vargas faz um apelo, “Em quatro anos não registramos nenhum caso, se todos fizerem sua parte e tomarem os devido cuidados, podemos estar erradicando este inimigo que pode levar a morte”, conclui.

            Para evitar que a procriação do mosquito, você pode seguir simples dicas como não acumular lixo ou qualquer recipiente que retenha água parada como pneus, garrafas, copos, latas, tapar a caixa d’água, lavar e colocar areia nos pratinhos de folhagens e manter a piscina limpa.

            Os sintomas mais freqüentes são dores de cabeça, inchaço, manchas vermelhas na pele, enjôos e dores abdominais, caso haja suspeita procure imediatamente o atendimento de saúde. Lembre-se, o mosquito da dengue se reproduz em qualquer lugar que houver condições propícias, é responsabilidade de todos a prevenção contra a dengue.








+ notícias