Festival do costelão e da ovelha movimenta o Pinheiro
13 de Março de 2012

Festival do costelão e da ovelha movimenta o Pinheiro

Ocorreu neste domingo, 11, no Ginásio Comunitário do Pinheiro, em Candelária, o Festival do Costelão e da Ovelha, que faz parte do Roteiro de Gastronomia Sabores Coloniais, realizado pela Prefeitura Municipal de Candelária, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte em parceria com a Emater/Ascar. Cerca de 300 pessoas prestigiaram o evento, que contou com atrações artísticas e culturais, além de um cardápio variado.

Na ocasião estiveram presentes o prefeito municipal, Lauro Mainardi, acompanhado da primeira dama, Maria Jussara Mainardi, o secretário de Administração, Paulo Roberto Butzge, o secretário de Saúde, Aristides Feistler, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Marco Aurélio Treichel, a secretária de Assistência Social, Leandra Bitencourt Sartori, o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Jorge Mallamann, a princesa Rafaela Oliveira Ellewanger, representando as soberanas do município, a gerente do banco Sicredi, Elaine Beling, representante da Emater, Elaine Skolaude e comunidade em geral.

O almoço foi composto pelo tradicional costelão de gado, costela de ovelha, kibe de trigo de ovelha, strogonoff de ovelha, chuleta de ovelha à milanesa, espinhaço com mandioca, pirão de lingüiça, maionese de batata, arroz branco, farofa, saladas diversas e cucas.

A tarde iniciou com o pronunciamento de Elaine Skolaude da Emater, que agradeceu a presença de todos e elogiou as cozinheiras e os churrasqueiros pela dedicação destinada ao evento. Após, o representante do grupo Em Busca do Ideal, Arno Figueiredo ressaltou a importância do evento para a comunidade e saudou os presentes.

As atrações artístico-culturais iniciaram com os grupos de danças gaúchas da Escola Guia Lopes, com as invernadas Mirim e Juvenil. Logo após, apresentou-se o grupo de teatro Nova Geração, do Faxinal dos Portos.

O roteiro Sabores Coloniais busca o desenvolvimento de Candelária e novas alternativas de renda para a melhoria da qualidade de vida da população, através da valorização da identidade cultural das comunidades do interior do município, ressaltando a gastronomia como um dos principais atrativos.