Inicia a capacitação e fabricação dos chocolates para a Chococande
13 de Março de 2012

Inicia a capacitação e fabricação dos chocolates para a Chococande

Nos dias 3 e 4 de março, ocorreu na cozinha comunitária a capacitação das 87 mulheres que irão trabalhar com a fabricação e venda dos produtos de chocolate para a 2ª Feira do Chocolate Caseiro e do Artesanato – Chococande, que ocorrerá do dia 28 de março a 1º de abril. A promoção é da Prefeitura Municipal, através do Gabinete da Primeira Dama, das secretarias de Assistência Social e Turismo, Cultura e Esporte e conta com o apoio da Emater/ Ascar e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Nos dois dias de oficinas, ministrada Zenaira Cauduro de Porto Alegre, a equipe pode relembrar algumas técnicas que foram passadas no ano passado e aprender novas formas de criar com o chocolate. Dentre as novidades estão as barras de chocolates, bombons diversificados e a cesta feita com o próprio chocolate.

Zenaira afirma que começou a ministrar essas aulas, para mostrar com sua experiência de vida, que é possível ganhar dinheiro com esta atividade. A secretária de Assistência Social, Leandra Sartori destaca que “foi um evento de grande integração entre todas as participantes, pudemos definir a escala de produção e aprender técnicas, inclusive de higiene com o vídeo apresentado pela EMATER”, esclarece.

Os chocolates que estão sendo utilizados na produção foram selecionados através de processo licitatório em que duas empresas ganharam, a Do Parke, de Gramado e a Nestlé.

Nesta segunda-feira, 12, iniciou a fabricação dos chocolates na cozinha comunitária. Os 23 grupos que participam estão se revezando em pequenos grupos de 15 mulheres para dar inicio a produção para a Chococande.

A produção irá até o término da feira e serão utilizados 750 quilos de chocolate, ou seja, 1.500 barras de 500 gramas. “Esse ano o nível de responsabilidade aumenta, pois já estamos na 2ª edição e o que não saiu plenamente bem no ano passado, neste ano iremos superar e fazer melhor”, pontua Leandra.