Feira do Livro de Candelária 2012
15 de Março de 2012

Feira do Livro de Candelária 2012

Nos dias 28 de março a 1º de abril, ocorrerá na Rua Andrade Neves, em Candelária, a 2ª Feira do Chocolate Caseiro e Artesanato – Chococande em paralelo com a 10ª edição da Feira do Livro. A promoção é da Prefeitura Municipal e conta com a parceria das secretarias municipais e entidades locais.

A abertura oficial do evento terá a apresentação do grupo de teatro Cara & Cor’agem que irá apresentar a peça "Bom dia todas as cores".

Ainda na noite da abertura oficial, ocorrerá o show humorístico com a apresentação de Derli Lemes, mais conhecido como “Mulita”. Lemes é natural de Restinga Seca e é conhecido no estado por seu jeito irreverente e piadas debochadas. O artista gravou "No tempo do mela cueca", "Tá feia a coisa" e "Mulita Cantando pra Burro", que garantiu o Disco de Ouro Regional com tiragem superior a 30 mil cópias vendidas. O mais novo trabalho é chamado "Mulita vai que dá", que já alcança a tiragem de 17 mil cópias vendidas.

Também já está confirmada a presença do escritor, jornalista, mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professor universitário e autor de 17 livros, Fabrício Carpinejar, como patrono da Feira. O escritor estará presente na solenidade de abertura do evento e na manhã do dia 29 iniciará as atividades, com um bate-papo, interagindo com o público. Na tarde, ocorre a apresentação teatral do grupo Mototóti, de Porto Alegre, com a peça "Vendedor de Palavras".

Outro escritor estará marcando presença no evento, trata-se do gaúcho Jorge Luis Martins. Martins escreveu o livro “Meu Nome é Jorge”, o mesmo, virou um documentário de média metragem que será lançado em 2013. Na parte da tarde, ocorrerá o espetáculo teatral com o grupo "Makki produções", de Estância Velha, que apresentará a peça "A princesa engasgada". A tarde a apresentação artística fica por conta do musical infantil de "Jardim de Cataventos", de Santa Maria.

A programação segue no dia 31, com a 5ª edição do Festival da Canção Estudantil. E no domingo, 1º de abril, o evento será encerrado com uma mateada com apresentações artísticas e musicais.

Também estão abertas as inscrições para o 5º Festival da Canção Estudantil. O evento ocorre junto à Feira e chega a 5ª edição neste ano e tem o objetivo de promover a cultura e a revelação de novos talentos musicais. O Festival será dividido em duas categorias: mirim (para estudantes com idade entre 6 e 12 anos) e infanto juvenil (para estudantes com idade entre 13 e 17 anos). Os quesitos avaliados serão a afinação e interpretação. Como premiação, todos os candidatos receberão um certificado de participação e os vencedores, receberão troféus de classificação e os seguintes valores em dinheiro: 1º lugar - R$ 250; 2º - R$ 150; 3º - R$ 100. As inscrições podem ser feitas nas secretarias de Educação e de Turismo, Cultura e Esporte de forma gratuita.

O município de Candelária estará representado pela funcionária pública Neide Geraldes Valente, que aos 66 anos estará lançando o terceiro livro na Feira do Livro 2012. Dona Neide, como é conhecida, nasceu no Rio de Janeiro e mora no RS desde 1958. Foi professora do Ensino Fundamental por 26 anos e atualmente convive diariamente com os livros e em meio às histórias de muitos escritores, na Biblioteca Municipal, local em que trabalha.

A autora conta que escreve desde os 24 anos, porém, somente em 2007 teve a oportunidade de lançar seu primeiro livro pela editora Baraúna de São Paulo, chamado “Nunca Mais é Muito Tempo”. Logo após, em 2008, foi o lançamento, pela editora Livro Novo, também de São Paulo, o livro “Índio Louro”.

E neste ano, “A Felicidade Está Logo Ali”, pela editora Zoom de Santa Cruz do Sul. O livro traz duas histórias. Uma se chama ‘Do Outro Lado do Oceano’ e conta a trajetória de uma família que vem da Alemanha para o Brasil como imigrantes, motivados pelas aventuras em lugares diferentes. No percurso encontram dificuldades na travessia pelo mar, descrevem sua chegada na nova terra, como foram recebidos, o que eles encontraram aqui e a sua adaptação. A outra história é ‘A Mentira por Piedade’, que aborda o homossexualismo, preconceito, esperança, sentimentos de culpas, honestidade, coragem e valores morais.

Conforme explica, sua motivação é na verdade uma necessidade, “É uma necessidade que eu tenho, enquanto eu não coloco as idéias no papel não me sinto satisfeita, tenho muitas coisas escritas que não foram publicadas”, e continua, afirmando que não irá parar por aqui e pretende escrever mais livros.

Neide Geraldes Valente Trabalha atualmente como Agente Administrativo Auxiliar na Prefeitura Municipal de andelária. A autora não se considera uma escritora e sim uma contadora de histórias. Desde criança gostava de reunir outras crianças para contar histórias que alguma vez ouviu dos adultos ou que ela mesma inventava.

PROGRAMAÇÃO - 10ª FEIRA DO LIVRO DE CANDELÁRIA

Dia 28 de março - Quarta-feira

- 09h:00 - Abertura com animação cultural - Grupo de Teatro Produção Urbana

- 09h:30 - Apresentação da peça teatral “Bom Dia todas as cores” (Ruthe Rocha) - Grupo de Teatro Municipal Cara & Coragem