Transporte Ensino Médio
16 de Março de 2012

Transporte Ensino Médio

PREFEITO LAURO COBROU PARCERIA DO ESTADO

O transporte escolar do ensino médio tem sido motivo de debates e muitas manifestações no município de Candelária. No ultimo sábado, dia 10, por ocasião da inauguração de novas salas de aula na EMEF Joaquim Percílio da Silveira, na Vila Fátima, o prefeito Lauro Mainardi, questionou o coordenador da 6ª CRE Valdomiro Rocha a respeito do assunto. Disse o prefeito candelariense que sua administração tem tratado a educação como prioridade, que mesmo sem convênio ou parceria investiu na construção e finalização de três ginásios esportivos, que serviram a escolas estaduais. Com recursos municipais, disse Mainardi, "contruímos na Escola Dinarte, no Passa Sete e concluímos o ginásio da Vila União, que serve aos alunos da Cristo Rei. E agora iremos concluir o ginásio na Vila Botucaraí, que atenderá os alunos da escola estadual Fábio Nackpar dos Santos". Prosseguindo, o prefeito Mainardi afirmou gastar mais do que o percentual de 25% exigido para a educação. "Temos chegado a 35% em educação. Como também superamos o exigido em saúde", enfatizou.

O prefeito ponderou as dificuldades do município pela extensão em relação aos demais, salientando que sabia que outros estavam transportando, sendo Candelária uma exceção regional. Mas também afirmou que a grande maioria no Estado também não realiza o tarnsporte do ensino médio por ser de responsabilidade do próprio Estado. "Já conversei com o governo anterior chefiado pela governadora Yeda Crusius, e de nada adiantou. Quem sabe o atual governador Tarso Genro seja mais sensível e faça uma parceria com o município e reparta a conta com a gente", disse Mainardi.

O chefe do executivo candelariense disse ainda que a cada balanço nos finais de ano é um puxar de freios muito grande, asuumir essa conta geraria aos cofres um déficit de 600 a 800 mil reais anuais. "Os filhos de Candelária, estudantes do ensino médio, também são gaúchos, e sabemos que necessitam estudar para disputar espaço no mercado de trabalho. Portanto, senhor coordenador, vamos sentar e discutir essa parceria. Atirar para cima do município o que é dever do Estado não resolve a questão. Vamos continuar a batalha pela educação, cada um fazendo a sua parte", completou. Tendo se pronunciado antes do prefeito na solenidade, o coordenador Valdomiro Rocha lembrou sua origem candelariense, não poupando elogios à administração municipal, salientando estar acompanhando o esforço do governo comandado pelo prefeito Lauro Mainardi em melhorar as condições de vida da população, especialmente na área da educação.