Páscoa Criativa intensifica trabalhos
16 de Março de 2012

Páscoa Criativa intensifica trabalhos

A decoração da 8ª Páscoa Criativa está quase pronta. A partir da próxima segunda-feira, 19, os arranjos começaram a aparecer nas ruas de Candelária. O projeto é uma realização da Prefeitura de Candelária, através do Gabinete da Primeira Dama, secretaria de Assistência Social, secretaria de Cultura, Turismo e Esporte, secretaria de Educação e secretaria de Obras.

Segundo a Primeira Dama do município, Maria Jussara Mainardi, há três meses, funcionários e voluntários se dedicam à decoração da páscoa, que é artesanal e aproveita materiais utilizados no natal, “o nosso diferencial é que reaproveitamos tudo. Pintamos, revestimos e transformamos em artigos de decoração. Dessa forma, gastamos pouco fazendo muito, tudo em alto estilo”, enfatiza Jussara.

Os parceiros do projeto são a Associação Comercial e Industrial de Candelária (Acic), que auxilia com um montante em dinheiro para a realização da decoração, a madeireira de Lori Beskow e a marcenaria de Reneu Ellwanger auxiliam com as bases, a empresa Gazin, que auxilia com tecidos.

A Primeira Dama lembra que a Chococande, que ocorre de 28 de março a 1º de abril, terá um conjunto de ações integradas a Páscoa Criativa e dentre as quais 89 mulheres de grupos rurais do interior do município estão trabalhando durante dois turnos na fabricação de chocolates artesanais, com o intuito de comercializar os doces para que haja geração de renda para suas famílias. A produção de chocolates é também uma forma de diversificação de culturas, pois tira as mulheres da lavoura de fumo e as ensina outro ofício, o da gastronomia.

Junto à Páscoa Criativa, ocorre a encenação da Paixão e Morte de Cristo, no Morro Botucaraí, que neste ano será no dia 6 de abril, às 10h e às 20h. A peça é representada pelo Grupo de Teatro Municipal Cara e Coragem e tem como idealizadores a Prefeitura de Candelária e a Associação Cultural de Candelária Érico Veríssimo (Accev).

“Cada pessoa é importante nesse processo, porque todos ajudam da sua maneira, aprendem e ensinam, fazendo com que a Páscoa Criativa de Candelária, além de ser barata e bonita, ganhe um destaque muito colorido, alegrando crianças da cidade e interior e também encantando os adultos”, salienta a Primeira Dama. As escolas do interior do município, com suas turmas de 1ª a 4ª séries, participam das atividades do projeto. A Prefeitura disponibiliza o transporte escolar para trazer os estudantes e professores até o centro da cidade, onde fazem o passeio de Dindinho e ganham um chocolate, oferecido pela secretaria de Educação.

O projeto conta com o auxilio de diversos voluntários, dentre os quais está Celita Ernst, que participa da confecção de enfeites porque dessa forma encontra uma ocupação, “é muito bom estar aqui, aprendo muito. Há companheirismo, por isso dá certo”. Simone Gatelli, outra voluntária, sente-se realizada praticando esse tipo de trabalho. Outras participantes do projeto são Nivia Hofstatter e Eva Correa, que são apoiadoras da Páscoa Criativa e de outros projetos sociais realizados pelo gabinete da Primeira Dama.

Maria Jussara Mainardi lembra que, “são oito anos, e cada vez a nossa Páscoa Criativa fica melhor. Com certeza temos muito o que agradecer, primeiramente a Deus, por nos dar força para a criação desse projeto, que além de encantar crianças e adultos, é um projeto de cunho religioso, que vem alimentar a alma de cada um. Cada páscoa renova, cada páscoa é vida e cada páscoa é esperança para um mundo melhor.”