Ir para o Conteúdo

Candelária, 28 de Julho de 2024


Notícias

Alunos da EMEF Percilio Joaquim da Silveira apresentam trabalho na Expoagro Afubra 2012
22 de Março de 2012

Na manhã desta quarta-feira, 21, os alunos Luiz Fernando dos Santos e Marcelo Augusto dos Santos, da EMEF Percílio Joaquim da Silveira, de Candelária, estiveram na Expoagro Afubra 2012 para a apresentação do trabalho “Que tal um matinho aí?”, orientado pela professora Andréa Dórea Schneiders Huwe. 

            Em novembro de 2011 os alunos conquistaram o direito de representar a Região de Atuação Cachoeira do Sul, na III Mostra Científica Sul-Brasileira Verde é Vida, durante o evento da Afubra. O trabalho foi selecionado entre nove e aborda a recuperação de mata ciliar e a necessidade das pessoas se conscientizarem da importância do plantio de árvores.                                                          

Conforme explica a secretária de Educação, Maria Cristina Soares Lopes, a escola da zona rural do município vem abordando constantemente as questões ambientais e desenvolvendo atividades na área com seus alunos que mescla inserção social, lazer, desenvolvimento sustentável, pesquisa científica e saber tradicional. “Este trabalho surgiu a partir de problemas e demandas da comunidade como o desmatamentos, enchentes, deslizamentos nas margens do rio local, etc., assim como, da vontade dos alunos pesquisadores de solucioná-los juntamente com a população”, ressalta a secretária. 

            A orientadora do trabalho ressalta que, “a recuperação de áreas degradadas através do reflorestamento com espécies nativas, constitui uma forma de ajudar e acelerar na regeneração da área, contribuindo para a qualidade de vida da comunidade escolar, e ainda servindo de inspiração para que outras pessoas sigam esse exemplo de respeito à natureza”, destaca Andréa.

Através deste projeto, os alunos pretendem organizar uma área de reflorestamento no pátio da escola e em um trecho de margem do rio Pardo, promovendo uma instigante integração entre alunos, escola, comunidade e floresta.

Os objetivos principais desse projeto são de promover campanhas e ações de sensibilização na escola e na comunidade para uma arborização correta e racional assim como para a preservação da floresta nativa, bem como, conhecer a nova proposta para o Código Florestal e reconhecer as espécies de árvores nativas da região e específicas para recuperação da mata ciliar.

Os alunos enfatizaram ainda, que o resultado que se espera é a sensibilização através da prática extra-escolar sobre a sustentabilidade, conservação da biodiversidade regional e ações de manejo dos recursos naturais, por parte da escola e da comunidade local.








+ notícias