Reinauguração do Posto de Saúde – Unidade Odontológica
27 de Março de 2012

Reinauguração do Posto de Saúde – Unidade Odontológica

Na manhã da última sexta-feira, 23, ocorreu a reinauguração da Unidade de Saúde situada na Avenida Marechal Deodoro, e que temporariamente esteve instalada no antigo prédio da Cauzzo, na Avenida Pereira Rego. Após um ano, a obra é concluída e serve de referencia para a região, tendo novas instalações e aparelhos que anteriormente não estavam disponíveis.

Estiveram presentes na ocasião, o prefeito Lauro Mainardi, o vice, Rui Beise, os secretários municipais, de Saúde, Aristides Feistler, de Turismo, Cultura e Esporte, Jorge Mallmann, da Educação Maria Cristina Lopes, da Assistência Social, Leandra Sartori, do Planejamento, Bernardo Rizzi, da Indústria, Comércio e Habitação, Ilo Moraes, de Obras, João Francisco e de Agricultura, Marco Treichel. Estiveram ainda, vereadores, o pastor Julio Bauer, funcionários do posto, representantes de entidades e clubes de serviço.

O local foi ampliado em 42,65 metros quadrados e o total da reforma realizada foi de 243,75 metros quadrados, chegando a um montante de investimentos de 125 mil, proveniente de verbas federal (Especificidades Regionais e Piso de Atenção Básica - Fixo - PAB), estadual (Desastres Ambientais) e municipal (ASPS).

O atendimento do posto será direcionado para a área odontológica. No local, ainda está instalada a Vigilância em Saúde Sanitária e Ambiental e o Conselho Municipal da Saúde.

Conforme explica a Diretora da Saúde Bucal, Daiana Boijink, o local disponibiliza acessibilidade para cadeirantes, atendimento odontológico em quatro salas, sendo que em uma delas há um aparelho de Raio X, uma sala para a vigilância sanitária, a mudança de todo o layout de atendimento, a sala de recepção ampliada e uma sala de esterilização de materiais.

O posto de saúde conta com sete cirurgiões-dentista, cinco auxiliares de saúde bucal, um engenheira química, dois agentes administrativos, um continuo, um coordenador da vigilância, três agentes de endemias e um auxiliar de serviços gerais.

Em seu pronunciamento, o secretário de Saúde, Feistler, lembrou que pequenas ações na área já têm dado resultados, “o Postinho da Marechal foi inaugurado em 1975, e essa é a primeira vez que passa por uma grande revitalização, a exemplo de outras obras, que deixaram os locais quase irreconhecíveis”, afirmou.

O prefeito ressaltou que assumiu um compromisso, principalmente com a saúde e educação, “é um compromisso fornecer qualidade de vida a toda a comunidade, estamos cuidando da obra divina, que é o ser humano”, destaca Mainardi.

Em média são realizados no Posto de Saúde 5.600 procedimentos mês, entre eles, a ação coletiva de aplicação tópica de flúor e bochecho fluorado nas escolas urbanas e rurais, o atendimento de urgência, extrações e restaurações, atendimento e recebimentos de denúncias da Vigilância Sanitária, emissão de alvarás sanitários, fiscalização em estabelecimentos de saúde, coleta de água semanal para análise, e orientação quanto ao tratamento da água nos abastecimentos alternativos do interior do município.

O atendimento funciona com 16 fichas diárias, mais as emergenciais no modo de pronto-atendimento para adultos, o agendamento para crianças de zero a 13 anos, gestantes, idosos, hipertensos, diabéticos e portadores de necessidades especiais, um odontólogo para a área da EACS, sendo o atendimento feito por famílias referendadas e agendadas pelos agentes comunitários de saúde.

O posto conta com um odontólogo realizando produção, licitações e outros serviços burocráticos e coordenando o serviço, bem como o trabalho de prevenção nas escolas com realização de palestras, atividades educativas, escovação supervisionada, aplicação tópica de flúor, palestras com pais, alunos e comunidade e elaboração de projetos. Também terá três auxiliares de consultório dentário realizando tarefas dentro do consultório, na área de prevenção, dentro do projeto do SESC, acompanhando com 23 escolas.

O Conselho Municipal da Saúde disponibiliza ainda, equipamentos de informática, televisão LCD, e uma sala de reuniões para 20 pessoas. Todos os móveis são novos, já que toda a madeira do local, antes da reforma, estava sendo consumida pelos cupins. Foram trocados os revestimentos, o piso, os azulejos, o reboco, as esquadrias, a substituição da cobertura e as instalações elétricas e hidrosanitárias.

O secretário ressaltou as obras que estão encaminhadas e em execução na área da saúde, destacou dentre elas, a Unidade de Dependência Química, que irá atender toda a região, o Posto de Saúde do Pinheiro, que irá atender toda a região do campo, a ampliação da Unidade Básica do Rincão, a efetivação do Hospital de Emergência Regional, a Unidade Móvel, a SAMU, dentre outras, “fizemos o possível para buscar recursos e melhorar a saúde dos munícipes, como por exemplo, ter um espaço somente para as crianças, que antes consultavam em meio aos adultos e elas, estão mais suscetíveis a doenças”, finaliza Feistler.

Mainardi enfatizou que, “não é somente com a caneta que se escreve a história. Mas sim com feitos, com investimentos como este que vai atender melhor ainda a população. Estamos construindo este projeto, chamado Candelária”, concluiu.

O atendimento será das 7h:30 às 11h:30 e das 13h às 17h., de segunda a sexta-feira.