Ir para o Conteúdo

Candelária, 28 de Julho de 2024


Notícias

Abertura da 2ª Chococande e 10ª Feira do Livro
29 de Março de 2012

Abertura da 2ª Chococande e 10ª Feira do Livro

É tempo de Páscoa. Em Candelária a comemoração desta data iniciou na noite desta quarta-feira, 28, com a abertura oficial da 2ª Feira do Chocolate Caseiro de Candelária - Chococande e da 10ª Feira do Livro. Os eventos, realizados paralelamente reuniram cerca de 1.500 pessoas que assistiram a solenidade, a entrega da chave simbólica ao coelho da Páscoa e a apresentação do humorista Mulita. A promoção é da Prefeitura Municipal, Gabinete da primeira dama, secretarias de Assistência Social e Turismo, Cultura e Esporte, Associação Cultural Érico Veríssimo, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Emater/ Ascar.

Estiveram na ocasião o prefeito Lauro Mainardi, acompanhado da primeira dama, Jussara Mainardi, o vice-prefeito, Rui Beise, secretários municipais, as soberanas do município, o patrono da Feira do Livro, Fabrício Carpinejar, representantes de grupos rurais, de entidades e clubes de serviço, a equipe de chocolateiras, que trabalharam na fabricação dos chocolates comercializados na Chococande e a comunidade candelariense.

No inicio de março o grupo de chocolateiras iniciou o trabalho de capacitação e fabricação dos chocolates comercializados na Feira. São 89 mulheres, que se revezaram em dois turnos para a fabricação dos chocolates e que encontraram uma opção de diversificar a renda e a atividade profissional. Além disso, o evento veio a acrescentar mais uma atração à celebração da Páscoa em Candelária. O projeto iniciou no ano passado, com a primeira edição da Chococande e conforme destacou o prefeito em seu pronunciamento, “a Chococande veio pra ficar, irá crescer junto com Candelária”, enfatiza Mainardi.

O prefeito enalteceu o trabalho desenvolvido entre as mulheres rurais, “elas estão fazendo a sua parte. E nós, estamos na constante busca de alternativas para diversificar a cultura do tabaco, que enfrenta dificuldades e que até então, era a fonte de renda, se não de todas, mas da maioria dessas mulheres que estão aqui e que agora também podem ajudar a manter suas casas”, e continuou, esclarecendo que a Chococande tem vários objetivos, “integrar as pessoas e as comunidades e fazer com que esse exército de mulheres que se somou aos projetos que vieram para fazer com que Candelária possa encontrar o caminho do progresso e do desenvolvimento”, finalizou Mainardi.

As participantes do projeto foram convidadas a subir no palco, juntamente com a primeira dama, que esteve à frente do trabalho desenvolvido pelo grupo. Jussara comemora, “a Chococande é um projeto social que visa melhorar a qualidade de vida das pessoas que nele trabalham”, e acrescenta que o chocolate é de ótima qualidade e com preço acessível, “dá pra fazer uma linda Páscoa para toda a família e o melhor de tudo, com qualidade e preço baixo, além do artesanato, também criado pelos grupos”. Toda a renda adquirida com a comercialização dos chocolates será igualmente dividida entre os participantes que trabalharam na produção.

Outro destaque desta época em Candelária é a decoração do projeto intitulado Páscoa Criativa, que, como no Natal, as ruas são decoradas com coelhos e flores. Nos três últimos meses os funcionários das secretarias e as voluntárias do gabinete da primeira dama se dedicam à decoração da páscoa, que é artesanal e aproveita materiais utilizados no natal, “o nosso diferencial é que reaproveitamos tudo. Pintamos, revestimos e transformamos em artigos de decoração. Dessa forma, gastamos pouco fazendo muito, tudo em alto estilo”, enfatiza Jussara. A decoração é presente na cidade há oito anos, “cada vez a nossa Páscoa Criativa fica melhor. Com certeza temos muito que agradecer, primeiramente a Deus, por nos dar força para a criação desse projeto, que além de encantar crianças e adultos, é um projeto de cunho religioso, que vem alimentar a alma de cada um. Cada páscoa renova, cada páscoa é vida e esperança para um mundo melhor” finaliza Jussara. 

Na ocasião, ocorreu ainda, a abertura oficial da 10ª Feira do Livro de Candelária, que tem por objetivo incentivar a leitura e a inclusão cultural. O patrono escolhido nesta edição foi Fabrício Carpinejar, que foi o sucessor do seu pai, Carlos Nejar, patrono da Feira no ano passado.

Com extenso currículo na área literária, o patrono interagiu com a platéia e na manhã desta quinta-feira, realizou um bate-papo e seção de autógrafos do livro que está lançando neste ano, Borralheiro: Uma viagem pela casa. O livro fala sobre o novo homem do lar, que não tem vergonha de sua sensibilidade, que cuida dos filhos e pensa no jantar, que é romântico e adora lojas, que pede desculpa com o riso e se orgulha da própria carência. Esse é o quarto livro de crônicas do autor. Antes foram lançados O Amor Esquece de Começar, Canalha! e a Mulher Perdigueira.

Outro momento marcante para a comunidade candelariense ocorreu na tarde desta quarta-feira, em que foi lançado o 3ª livro da candelariense Neide Geraldes Valente que atualmente convive diariamente com os livros e em meio às histórias de muitos escritores, na Biblioteca Municipal, local em que trabalha. O livro lançado pela editora Zoom de Santa Cruz do Sul é intitulado “A Felicidade está Logo Ali” e está disponível para a compra no espaço da Feira.

A programação inclui ainda, apresentações culturais com grupos de teatro, música e dança, além da presença do escritor Jorge Luis Martins que escreveu o livro “Meu Nome é Jorge”, o mesmo, virou um documentário de média metragem que será lançado em 2013.

A programação da Feira do Livro e da Chococande continua nos próximos dias com atrações, o tradicional passeio de Dindinho pela cidade e o 5º Festival da Canção, que terá no corpo de jurados, Ana Schmidt, Cláudio Cirollini, Orlando Kochenborger, Giovana Pasa e Luis Carlos do Couto. O total de inscritos é de 32 candidatos nas categorias Mirim (6 a 12 anos) e Infanto Juvenil (13 a 17 anos).

Confira o que vem por aí:

Feira do Livro:

Dia 30 de março - Sexta-feira

- 8h:30 - Abertura com animação cultural – Grupo de Teatro Produção Urbana

- 9h:00 – Bate-papo com o escritor Jorge Luis Martins

- 10h:30 – Contação de Histórias

- 13h:30 - Animação cultural

- 14h:30 - Espetáculo teatral “A Princesa Engasgada” – Makki Produções

- 15h:30 - Apresentação Musical “Jardim de Cataventos”

- 16h:30 - Contação de histórias

 

Dia 31 de março - Sábado

- 09h:00 – Abertura da Feira

- 13h:30 - 5º Festival da Canção Estudantil de Candelária


Dia 01 de abril - domingo

- 09h - Abertura

- A partir das 14h:30 - Mateada e apresentações artístico-culturais

 

Chococande:

29 a 31 de março

9h às 20h: Comercialização de chocolate caseiro nos estandes da Chococande.

01 de abril

9h: Comercialização de chocolate caseiro nos estandes da Chococande.

14h30min: Encerramento do evento com mateada e apresentações artístico-culturais.









+ notícias