2ª Chococande e 10ª Feira do Livro recebem visitantes da Região, destaca novos talentos musicais e encerra com mateada e sucesso de venda
03 de Abril de 2012

Em cinco dias de intensa movimentação, a 2ª Chococande e a 1ª Feira do livro de Candelária contabilizaram público recorde e as vendas de chocolates e livros aqueceram os primeiros dias frios do ano. Muitas atrações artísticas e culturais fizeram parte da variada programação.

Foram vendidos aproximadamente 15 mil itens de chocolates fabricados pelos grupos de mulheres rurais, sendo que cerca de 800 kg de chocolates foram licitados e após, comprado mais 30 kg. As marcas que ganharam a licitação e forneceram o chocolate foram a Nestlé e a Do Parke de Gramado.

No último domingo, 1º, foi encerrado oficialmente o evento. Na ocasião, cerca de mil pessoas participaram da mateada, que contou com distribuição de erva mate Lago Verde e de água quente, e teve como atração musical a banda Pura Emoção, da Vila Botucaraí que animou o público a partir dás 16h.

Segundo Sueli Dutra Fasbinder, que prestigiava o evento, a decoração agradou, “os enfeites estão lindos, coloridos e o chocolates estão muito gostosos”. Para Emanuela Monteiro Kuhn, jovem moradora de Candelária, a festa estava divertida e variada, “achei bacana, gostei dos chocolates, das atrações artísticas, mas para o ano que vem acho que deveriam haver mais expositores de livros”.

Maria Jussara Mainardi, primeira dama do município comemorou o sucesso do evento, “o grupo de mulheres que trabalhou aqui está muito contente, os chocolates estão agradando, pois tem qualidade e preço acessível”. Jussara lembrou ainda que a venda dos doces continuará até a próxima sexta-feira, 6, ou enquanto durarem os estoques, para que toda a população possa adquirir seus chocolates, “foi um pedido da população para que a venda se estendesse até a semana que vem, pois todos querem ter a oportunidade de comprar com qualidade e preço acessível”.

O evento foi marcado ainda, pela presença de muitos visitantes, dentre eles, diversos grupos de idosos e artesãs de outros municípios do Estado. Todos puderam desfrutar do tradicional passeio de Dindinho pela cidade e, apreciar a decoração da Páscoa Criativa, adquirirem e degustarem os chocolates, além de comprarem livros disponíveis a partir de R$ 1.

Dentre os visitantes, esteve o grupo de 32 artesãs, de Vera Cruz. As mulheres, que participam de uma oficina de artesanato realizada através de sua prefeitura, prestigiaram os eventos paralelos que ocorreram em Candelária. Maristela Thier Hoesker, coordenadora do grupo, elogiou a festa, “está tudo muito bonito, colorido e organizado. Adoramos o passeio de dindinho e as mulheres compraram muitos chocolates”.

O Grupo da 3ª Idade Conviver, do município de Maratá, vieram com 38 integrantes que também prestigiaram a 2ª Chococande. Com eles vieram a Assistente Social do município, a candelariense Cristiane Gass, a Secretária de Turismo, Khaterine Lender Bilhar e a guia turística Liani Büttenbender. Também estiveram visitando a Feira o grupo de idosos de Cachoeira do Sul com cerca de 50 pessoas, que também fizeram o passeio pela Rota Caminho dos Tropeiros, um dos atrativos turísticos de Candelária.

As atrações culturais foram constantes com encenações teatrais, palestras com escritores, musica e dança. Na tarde da última sexta-feira, 30, o grupo de Santa Maria, Jardim de Cataventos, composto por cinco integrantres, apresentou-se na Feira do Livro. Crianças de várias escolas do município prestigiaram o espetáculo que contou com muitas músicas e divertiu os pequenos.

Segundo Marcelo Schmidt, candelariense e coordenador do grupo, o projeto Jardim de Cataventos nasceu a partir da necessidade de criar músicas para crianças, “a música deve participar da etapa de criação da criança. Nós queremos mostrar que infância é sempre infância, só muda o tempo”. Inicialmente criou-se o livro/CD, com 16 faixas de ritmos variados. O projeto é novo, e conta com R$ 137 mil da Lei de Incentivo a Cultura (LIC).

Um dos maiores destaques artístico-cultural foi no último sábado, 31, o 5º Festival da Canção Estudantil. Concorreram ao titulo nas categorias Mirim (6 a 12 anos) e Infanto Juvenil (13 a 17 anos), 37 candidatos matriculados em escolas do município da rede municipal, estadual e particular. A promoção do evento ficou por conta da Prefeitura Municipal e da Associação Cultural Érico Veríssimo.

A promoção de cunho cultural tem por objetivo descobrir novos talentos. Os estudantes puderam escolher a canção a ser interpretada e avaliada pelo corpo de jurados nos quesitos de afinação e interpretação, sendo atribuída uma nota de 5 a 10. Os jurados escolhidos são intérpretes, compositores e professores de música: Ana Schimidt, Cláudio Cirolini, Giovana Pasa, Orlando Kochenborger e Luis Carlos do Couto.

Todos os participantes receberam certificados de participação e os três melhores em cada categoria em ambas as modalidades receberam em 1º R$ 250, em 2º R$ 150 e em 3º R$ 100.

Confira os ganhadores:

Modalidade Mirim: