AES Sul leva sustentabilidade para dentro da sala de aula em Candelária
03 de Abril de 2012

AES Sul leva sustentabilidade para dentro da sala de aula em Candelária

Na manhã desta terça-feira, 3, uma comitiva da AES Sul esteve no gabinete do prefeito Lauro Mainardi em reunião para a apresentação e implantação do Programa de Eficiência Energética para ser desenvolvido nas escolas do município.

Estiveram na ocasião o chefe do Executivo, a secretária de Educação, Maria Cristina Soares Lopes, a supervisora da Secretaria de Educação, Brunilda da Silva Pereira e representando a estatal, o eletro técnico da AES Sul, Mateus Alves da Silva e Paola Job, Pré-Produtora da empresa Axis Mundi.

O projeto é formado por um conjunto de ações que visam a realização de um processo educativo transformador, buscando a criação de sociedades mais sustentáveis. Atualmente o projeto abrange 39 municípios da concessão da AES Sul com a proposta de levar as comunidades uma proposta pedagógica que reúne quatro eixos temáticos relacionados a sustentabilidade na cidade que são: energia, água, mobilidade e lixo.

Após a implantação do programa, serão desenvolvidas ações tais como: seminários regionais; espaço ciência e teatro interativo; pesquisas; sites e redes sociais; documentários e a distribuição de material didático.

Conforme explicou Job, o seminário Regional da AES Sul será realizado em Santa Cruz do Sul, no dia 3 de maio, tendo como convidados os municípios de Candelária, Encantado, Estrela, Lajeado, Rio Pardo, Santa Cruz, Taquari, Venâncio Aires e Vera Cruz.

Devido ao seu índice populacional, Candelária receberá dois dias de apresentações do projeto AES Sul na Comunidade. Em cada dia, haverá apresentações no turno da manhã e da tarde. Serão selecionadas escolas para participares das ações.

O calendário de ações prevê as seguintes datas para a realização do projeto:

03/05 Seminário Regional AES Sul em Santa Cruz do Sul;
04/10 e 05/10 Ação em Candelária