Encenação da Paixão e Morte de Cristo emociona o público
10 de Abril de 2012

Encenação da Paixão e Morte de Cristo emociona o público

A Prefeitura - através da secretaria municipal de Turismo, Cultura e Esporte -, juntamente com a comunidade católica de Candelária, teve que cancelar às pressas a programação da Sexta-feira Santa no Cerro Botucaraí. A tradicional celebração, conduzida pelo padre Antônio Bremm, e a dramatização da Paixão e Morte de Cristo, apresentada pelo grupo de teatro Cara & Cor'agem, não foram realizadas junto à romaria em função das fortes chuvas que dificultaram o tráfego pelas estradas de acesso ao local e do furto de um padrão de luz com luminárias que a Prefeitura havia instalado para a realização do evento.

A combinação desses dois fatores fez com que parte da atividade fosse realizada apenas à noite, na cidade, na rua Andrade Neves. A estrutura montada para a 10ª Feira do Livro e a 2ª Feira do Chocolate Caseiro de Candelária (Chococande) foi aproveitada pelos 16 atores do grupo de teatro Cara & Cor'agem e outros 20 figurantes para a encenação, que contou ainda com a participação especial do ator vera-cruzense Eduardo Mandelli, no papel de Jesus Cristo. O espetáculo, com duração de aproximadamente uma hora, emocionou o público estimado em mais de 500 pessoas. A agricultora Marlene Pothin, 42 anos, e a aposentada Lucinda Pothin, 83 anos, da Linha Bernardino, assistiram à encenação pela primeira vez. Com dificuldade de expressarem suas impressões acerca do evento, elas destacaram que haviam se emocionado e segurado o choro em muitos momentos. "Muito bonito mesmo. Deu vontade de chorar", disse Marlene. Igualmente encantados com o espetáculo proporcionado pelo grupo de teatro municipal Cara & Cor'agem, o motorista Jair de Paula, 48, e a doméstica Angela Bernardete Peltz, 43, de São Leopoldo, se disseram maravilhados com o que viram. "Muito boa a interpretação. Os atores fizeram tudo bem feito", destacaram os visitantes, que foram até a rua Andrade Neves acompanhados do filho Diovani, de 12, e de familiares candelarienses. Entusiasmado, o garoto revelou que também gostaria de ter participado da peça, desejo que se explica, conforme de Paula, pelo fato de não haver eventos semelhantes em São Leopoldo. "Lá, dificilmente se vê isso. Não tem eventos assim porque vira tudo em bagunça. Aqui todo mundo respeita, é muito interessante", completou.

Outros visitantes ficaram impressionados: os empresários Marion Fábio Nunes, de 40, e Fabiana Guimarães, 39, de Blumenau, no Estado de Santa Catarina. Com alguns familiares em Candelária, eles aproveitaram o passeio e assistiram à dramatização da Paixão e Morte de Cristo pela primeira vez. "Ainda não tínhamos assistido em lugar nenhum. Foi emocionante", destacou Nunes. "Foi comovente e mostrou o verdadeiro espírito da Páscoa. Só nessas horas a gente se dá conta da realidade e do que representa a data, que não é feita só de chocolate", acrescentou Fabiana. A naturalidade com que o grupo apresentou as cenas chamou atenção da aposentada Loni Glanzel, 74, de Candelária. Na companhia de três amigas, ela afirmou que a encenação foi real e dramática. "Maravilhosa, muito natural. Parece que a gente também está vivendo aquilo tudo enquanto assiste", observou. A operadora de máquinas Josiana Moraes Rosa, 33, foi outra candelariense a fazer elogios à programação da Sexta-feira Santa. "Achei lindo, gostei bastante", resumiu, ao evidenciar que havia participado pela primeira vez com o intuito de prestigiar sua filha Bruna, uma das figurantes da encenação.

MAIS - Apesar do cancelamento da programação no Cerro Botucaraí, muitos fiéis de Candelária e diversos municípios vizinhos participaram da romaria para pagar promessas, agradecer a uma graça alcançada, buscar água da chamada Santa Fonte ou renovar os votos de fé.

Fonte:Folha de Candelaria