Creche Dona Tereza abre mais 55 vagas na educação infantil
30 de Abril de 2012

Creche Dona Tereza abre mais 55 vagas na educação infantil

Por dependência de novos profissionais, as vagas para a educação infantil da creche Dona Tereza, de Candelária, só puderam ser abertas após a realização do Concurso Público da Prefeitura. Ao todo, são 55 vagas integrais (manhã e tarde) destinadas a crianças de quatro meses a três anos e 11 meses. De acordo com a secretária de Educação, Maria Cristina Soares Lopes, o atendimento começará no dia 21 de maio. "O motivo pelo qual começaremos a atender a partir deste dia é porque precisamos inserir estes 55 alunos no Censo 2012, para que no ano que vem, o município consiga receber recursos", explica.

Para conseguir atender a demanda, serão necessários 24 profissionais: cinco professores; 16 auxiliares de escola de educação infantil e três serviços-gerais. A despesa com esses trabalhadores gira em torno de R$ 30 mil ao mês para os cofres públicos. A secretária Maria Cristina informa que por conta do atendimento a bebês, a salas serão revestidas de tapetes e brinquedos espumados serão disponibilizados para a segurança das crianças. Além disso, algumas mobílias foram projetadas, o teto do refeitório forrado e uma lateral da área externa está sendo fechada para melhor abrigar os pequenos. Atualmente, a escola atende cinco turmas: duas de manhã; duas à tarde e uma em turno integral. Com as novas 55 vagas, a Dona Tereza atenderá 150 crianças: 80 alunos em dois turnos e 70 integralmente.

As inscrições, que começam na próxima quarta, 2 , e se estendem até o dia 4 de maio, devem ser feitas na escola, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30. A análise dos critérios para a matrícula será feita entre os dias 7 e 9 de maio. No dia 11 será divulgada a relação dos alunos selecionados para o ingresso à creche. Já o período para a matrícula vai de 14 a 18 de maio. O turno integral da creche Dona Tereza é das 7h30 às 17h30.

CRITÉRIOS - Alguns critérios foram estabelecidos pelo Conselho Municipal de Educação para a realização das inscrições. São eles: atendimento à criança, realizando a divulgação das vagas existentes nos meios de comunicação locais, para inscrições dos alunos observando a ordem de interesse; o atendimento à criança, cuja mãe ou responsável esteja trabalhando (com comprovação mediante Carteira de Trabalho ou Declaração); avaliação socioeconômica, observando renda mensal dos responsáveis de até três salários mínimos; cumprimento do disposto no edital do Poder Executivo Municipal, que procede a chamada para a matrícula e rematrícula na Educação Infantil, para ano letivo vigente; ainda, havendo vaga, segue-se a ordem da lista de interesse, observando-se o primeiro e o segundo critério.

As vagas

Berçário nível I, quatro a 11 meses - oito vagas;

Berçário nível II, um ano a um ano e 11 meses - oito vagas;

Maternal I e II, dois anos a dois anos e 11 meses - 24 vagas;

Jardim II - três anos a três anos e 11 meses - 15 vagas.

Inscrições: de 2 a 4 de maio

Horário: 8h às 11h30 e das 13h às 16h30

Documentação necessária para a inscrição:

- Certidão de nascimento da criança (via original e cópia);

- Comprovante de residência (via original e cópia);

- Comprovante de renda dos pais ou responsáveis (contracheque - via original e cópia ou declaração, conforme o modelo fornecido pela creche*);

- Carteira de trabalho ou declaração que comprove que a mãe ou responsável direto pela criança esteja trabalhando (conforme o modelo fornecido pela creche*).

*Os modelos de declaração deverão ser retirados na Dona Tereza hoje, 27, e no próximo dia 30. Elas devem ser apresentadas com os demais documentos solicitados no ato da inscrição.

Fonte:Folha de Candelaria